Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 16/02/2009

Arte Educação

Tom – Refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.

O Disco Cromático O disco cromático não é um instrumento científico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento da teoria das cores. Geralmente usado para estudar as cores-pigmento, o disco cromático pode ser desenvolvido em qualquer material, lembrando-se que cores-luz e cores pigmentos sofrem alterações de acordo com sua própria essência.

Cores Secundárias – As combinações surgidas de duas cores primárias são chamadas de cores secundárias. São elas: laranja, que é a mistura do amarelo com o vermelho, o verde, que é a mistura do azul com o amarelo e o violeta, que é a mistura do vermelho com o azul.

MONOCROMIA: MONO + CROMIA = UMA COR

Cores contrastantes
São cores que, quando usadas próximas umas das outras, roduzem uma sensação de choque. As cores contrastantes ão diretamente opostas no disco das cores. Assim, a cor que mais
contrasta com o vermelho é o ciano; o mesmo acontece com o azul e o amarelo; e com o magenta e verde. Se a cor é primária, contrasta sempre o a secundária e vice-versa. O resultado estético dessas combinações nem sempre é satisfatório, a não ser que haja interesse em explorar o choque visual produzido por elas. Quando mais forte forem elas, maior será esse impacto.

Cores Acromáticas:
São as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins.

Deixe uma resposta