Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 11/02/2009

Por que arte – educação?

390_552010104454
… na arte-educação o que importa é o produto final: não a produção de boas obras de
arte. Antes, a atenção deve recair sobre o processo de criação. O processo pelo qual o
educando deve elaborar seus próprios sentidos em relação ao mundo à sua volta. A
finalidade da arte-educação deve ser, sempre, o desenvolvimento de uma consciência
estética.
… significa muito mais do que a simples apreciação da arte. Ela compreende uma atitude
mais harmoniosa e equilibrada perante o mundo, em que os sentimentos, a imaginação e
a razão se integram; em que os sentidos e os valores dados à vida são assumidos no agir
cotidiano.Herbert Read, em uma palestra proferida em Paris no ano de 1957, afirmou: “… a
educação por meio da Arte é a educação para a paz…”.

Nas artes visuais, a bolsista Márcia Sales de Barros desenvolveu junto aos alunos, por
meio de exercícios e atividades, o gosto para a expressão plástica, sem a preocupação do produto final. Foram trabalhos realizados na expressão bidimensional, ou seja, por meio do desenho, da pintura na técnica de guache, na tridimensionalidade, com o auxílio de argila para confecção de formas. Também fizeram parte da criação do cenário. Para coroar esse desenvolvimento, no final do ano os alunos apresentaram sua produção na entrada do teatro, onde se apresentaram as turmas de artes cênicas e visuais. “A intenção não foi torná-los técnicos em pintura, cenografia ou cerâmica, e sim tentar abrir possibilidades de leituras partindo das obras de arte e fazendo ligações com a vida de cada um”, conforme relata a bolsista Márcia.

 

Maria de Lourdes Batista

Deixe uma resposta