Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 21/03/2011

História da Arte no Ensino Fundamental e Médio

images (29)

História da Arte

 

É a disciplina que  estuda o  desenvolvimento do mundo das artes. Auxilia a pessoa, o aluno a se posicionar diante do mundo em que vivemos. A disciplina retrata a evolução das obras de arte, o estudo das artes plásticas. Então, através da história encontráramos respostas para os aspectos da evolução do homem como ser humano. Quando analisados todos as descobertas  essas passam para um registro histórico, então a história das civilizações tanto antiga, quanto moderna, ou seja, (a.C e d.C) é um enriquecimento pessoal e único, devido a importância dada as pesquisas realizadas.

É uma abertura para o conhecimento da linha de tempo da História da Arte e abertura para conceitos importantes para o ser humano. Segundo historiados, além de trazê-la a luz da razão, pois, observar o passado evitaria erros futuros.

 

Documentação 

A História da Arte é fruto do trabalho de historiadores, críticos e pesquisadores que investigam e classificam os períodos, estilos, expressões e movimentos como forma de facilitar a documentação e a compreensão das obras.

Como arte educadora e psicopedagoga recebo e-mail de mães preocupadas com seus filhos, pois querem estudar a história da arte;

“Meu filho tem 15 anos e está muito interessado em estudar a História da Arte. Confesso que fico um pouco preocupada, pois não conhecemos bem o mercado de trabalho nessa área. Quais áreas um profissional formado em História pode atuar no Brasil? É uma carreira que tenha um retorno financeiro razoável? “

O que vai valer na orientação profissional desses adolescentes e jovens, é a escolha por aquilo que gostam de fazer, o desenvolver da criatividade e a sua postura frente o mundo capitalista. O retorno financeiro e a consequencia de seu conhecimento e de sua prática.

 

Vale a pena 

 

Quando o adolescente busca realizar suas escolhas, elas favorecem para ações eficazes e eles vão conseguir se posicionar frente ao mundo atual. 

Então, o estudo da disciplina História da Arte, é uma forma de aprender a fazer escolhas, ganhar autonomia e viver com criatividade. Portanto, vale a pena o esforço, a leitura, o conhecimento e aprender a contemplar a beleza que reside em cada obra de arte, seja ela uma pintura, uma escultura, uma instalação e outros.

 

 

 

3 Comentários

  1. Olá Lourdinha!
    Meus filhos têm a disciplinas Artes desde o primeiro ano do ensino fundamental e isso é de grande importância devido à motivação de se expressarem também.
    Prazer em estar aqui!
    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “A CASA DE PORTINARI”. Ok?
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

  2. Oi Lurdinha,
    Meu filho tem 15 anos e está muito interessado em estudar a História da Arte. Confesso que fico um pouco preocupada, pois não conhecemos bem o mercado de trabalho nessa área. Quais áres um profissional formado em História pode atuar no Brasil? É uma carreira que tenha um retorno financeiro razoável?

  3. Lourdinha, bom dia,
    Meu filho tem 15 anos e tem demonstrado interesse em História da Arte. Confesso que me preocupa quanto a estabilidade finanecira dele, pois não conheço ninguém que atue nessa área. Como é a área de um profissional forma em História da Arte no Brasil? Qual mercado de trabalho? É uma área que tenha uma remuneração adequada?
    Obrigada.
    Teresa

Deixe uma resposta