Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 4/07/2011

Colagem tridimensional: assemblage

Disciplina: Arte – Educação Artística

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Assemblage
Tipo: Metodologias

As aulas sobre arte contemporânea podem ser enriquecidas se contemplarem a assemblage, técnica de colagem tridimensional para a montagem de produtos artísticos, que podem ser feitos com material descartável, sucata, fragmentos naturais e/ou objetos em geral.

Para a realização da atividade, os alunos devem trazer esses materiais de casa ou aproveitar objetos descartáveis encontrados na própria escola.

Além de ser um excelente recurso para o estudo das produções mais recentes em arte, os alunos podem exercitar a sua capacidade de expressão de maneira a explorar os mais diversos materiais e criar objetos tridimensionais.

O professor apresenta aos alunos alguns trabalhos de artistas que utilizaram essa técnica, como Ben Vautier, Niki de Saint Phalle, Jean Dubuffet, Daniel Spoerri, entre outros. Conversa sobre suas obras e as “novas” possibilidades de se fazer arte. Um livro que pode auxiliar para a realização dessa abordagem é “Arte do Século XX”, organizado por Ingo F. Walther.

Depois de mostrar o trabalho de artistas que utilizam essa técnica, o professor pode propor ao grupo a criação e montagem de uma assemblage a partir de um tema definido em conjunto, lembrando que uma obra tridimensional permite ser vista de todos os lados.

Quando os alunos terminarem seus trabalhos, estes devem ser expostos para que todos possam apreciá-los. Em seguida, o professor pode fazer uma leitura formal e interpretativa de alguns deles ou abrir para os comentários dos alunos sobre o que significam suas produções e como foi seu processo de trabalho.

Referência:
WALTHER, Ingo F. (org.). Arte do Século XX. Taschen do Brasil, volumes I e II.

Texto original: Maria Terezinha Teles Guerra
Edição: Equipe EducaRede

Deixe uma resposta