Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 2/03/2012

Os elementos basicos de desenho

Publicado por: “Amopintar”   

Na secção: Desenho


  • A linha.linha
É o elemento básico de todo desenho. Basicamente uma simples linha  numa folha de papel, divide o espaço em áreas de desenho. Esta separação pode definir ou diferenciar a luz da sombra, o espaço frontal do fundo, o espaço positivo do negativo. A linha pode ser uniforme, de igual espessura ou diferentes espessuras. Recta
  • A Forma.forma
A forma acontece quando a primeira linha acontece. A definição mais  básica da forma, pode ser o espaço branco do papel. A forma é o espaço contido entre as linhas desenhadas. A forma ajuda a definir o objecto. A incorrecta utilização da forma fará com que o desenho não se pareça com o modelo.
  • Proporção e perspectiva.
A proporção tem a ver com o tamanho de um elemento no desenho em relação com outro elemento do mesmo desenho. De uma forma mais clara podemos definir que a proporção é o que determina que por exemplo, no corpo humano, as pernas são mais compridas que os braços, o dedo médio mais comprido que o mindinho, ou o nariz da mesma largura que o olho. Si a proporção não for a correcta, o desenho não aparece correcto.
A perspective é o efeito pelo qual os objectos mais distantes parecem mais pequenos. Os elementos mais perto do observador são desenhados de maior tamanho. Esta distribuição deve responder a uma correcta proporção, caso contrario o desenho perderá realismo.
  • Luz e sombra.luzesombra
Criam o efeito de profundidade e atmosfera num desenho. De forma a  dar realismo ao desenho a sombra é indispensável. Tudo na natureza tem sombra e produz sombra.
Um desenho sem sombras, é um desenho sem vida. A sombra automaticamente adiciona ao desenho a sensação de perspectiva, indicando a existência de diferentes planos de profundidade.

Ler mais: http://www.amopintar.com/os-elementos-basicos-de-desenho#ixzz1nvM1Rgji

1 Comentário

Deixe uma resposta