Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 20/08/2012

Psicoterapia Infantil

       A Ludoterapia é a psicoterapia adaptada ao tratamento infantil e tem como objetivo ajudar a criança, através da brincadeira, a expressar melhor seus conflitos e dificuldades, auxiliando-a a buscar soluções para que consiga uma melhor integração e adaptação nos âmbitos familiar, escolar e social, gerando um melhor desenvolvimento emocional e intelectual e mais qualidade de vida. 

    A brincadeira é umas das formas de linguagem infantil e, com ela, a criança tem a oportunidade de expressar, de forma simbólica, as suas angústias, anseios e experiências traumáticas de forma livre de censura e de crítica, o que gera efeito terapêutico. O psicoterapeuta, juntamente com a criança, vai buscando o caminho mais adequado para ela, ajudando-a na elucidação e na elaboração do conflito, respeitando sua personalidade, seus recursos e suas limitações, ou seja, a sua individualidade. Para isso, utiliza técnicas e instrumentos apropriados às crianças, como jogos, leitura, pintura, desenho, teatro e outros recursos lúdicos.


Indicações frequentes

   As queixas mais frequentes são dificuldades escolares, dificuldades de interação social, falta de limites, agressividade, medos, surgimentos de tiques, fobias, bullying, acontecimentos dolorosos, como perda de ente querido, separação dos pais e traumas, dentre outros. Contudo, as queixas também podem envolver questões que vão além do âmbito emocional, apresentado natureza neuropsicológica, psicopatológica ou genética. Alguns exemplos são o Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade – TDAH –, transtornos de aprendizagem, transtornos da linguagem, transtornos do funcionamento social.

Deixe uma resposta