Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 10/09/2012 - Arte na Escola

Conceito de Simetria e composição na História da Arte

Arte em toda parte –                    
borboleta
O que é  

Simetria em Arte ?

As pesquisadas relatam que as Simetrias são encontradas, freqüentemente, na natureza: olhe para o seu corpo, olhe para as imagens em um espelho, olhe as asas de uma borboleta, as pétalas de uma flor ou uma concha do mar.

Simetrias também podem ser achadas na arte (o desenho do corpo humano mostrado acima, é um trabalho de Leonardo da Vinci), na arquitetura e em objetos da nossa vida comum, como, por exemplo, uma tesoura.

Simetria é por vezes definida como “proporções perfeitas e harmoniosas” ou “uma estrutura que permite que um objeto seja dividido em partes de igual formato e tamanho”. Quando pensamos em simetria, provavelmente, pensamos em algum tipo de combinação de todas ou algumas dessas palavras. Isto porque quer em biologia, arquitetura, arte ou geometria, simetrias refletem, de alguma forma, todas estas características.

O adjetivo simétrico para Cantelle (2007) indica equilíbrio, harmonia, ordem e correspondência entre partes.

A simetria está nas igreja, casas, calçadas e outros lugares.

COMPOSIÇÃO 

É um tema de grande importância em Arte. Vale aqui sublinhar que :

Segundo Cantele ( 2.000), COMPOR é reunir ordenadamente uma série de elementos e representá-los no papel, na tela, no pano, na madeira etc.Tem uma função comunicativa, passando ideias, sensações e mensagens de forma coerente.

A simetria está na educação, na vida, e auxilia a pessoa, o aluno (as) professores  a perceber a importância da ordem no nosso dia a dia.

 

Deixe uma resposta