Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 3/03/2013

Paul Klee , artista abstracionista.

 

imagens.
Aos sete anos, Paul Klee começou a tocar violino, e, aos oito, ele ganhou de sua avó uma caixa de giz. O que parece é que Klee foi igualmente talentoso na música e na arte. Aos dezesseis anos, os desenhos de paisagens de Klee já mostravam habilidade considerável. Por volta de 1897, ele fundou um diário, que ele manteve até 1918, dando informações valorosas sobre sua vida e filosofia a pesquisadores.
Klee tentou, sem sucesso, ser um ilustrador em uma revista.
Paul Klee é considerado o pai da pintura abstrata, desenhava fantasias, o encantamento, queria reinventar o mundo, nada de desenhos da realidade, sua pintura assume um caráter figurativo, oscilando entre o impressionismo e o surrealismo.
Ele e seu amigo, o pintor russo Wassily Kandinsky, também eram famosos por darem aulas na escola de arte e arquitetura Bauhaus.
Klee era um mestre de colagens, vitrais, e murais.
Klee produziu aproximadamente 500 obras no ano de 1933, durante seu último ano na Alemanha. Ficou seriamente doente, recuperou significantemente a saúde e foi encorajado a voltar a pintar por seus amigos Kandinsky e Picasso, que o fizeram uma visita, então em 1939, ele criou mais de 1.200 obras. Faleceu em 1940 deixando umaherança composta de, aproximadamente, 9.000 obras de arte.
Klee  já foi associado ao expressionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, e abstracionismo, mas suas imagens são difíceis de serem classificadas. Geralmente, ele trabalhava isolado da vista dos demais, e interpretava as novas tendências artísticas de sua própria maneira.
Extraordinariamente inventivo em seus métodos e técnicas, Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Na maioria das vezes, ele combinava esses materiais em uma só obra. Ele usava tela, estopa, musselina, linho, gaze, papel-cartão, limalha, tecido, papéis de parede, e papel-jornal. Klee fazia uso de pintura a esguicho (spray), recortes com facas, carimbos e verniz, e misturava, por exemplo, óleo com aquarela ou aquarela com caneta e tinta indiana.

Deixe uma resposta