Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 10/03/2013 - Arte na Escola

Quem foi Pablo Picasso?

O Cubismo de  Pablo Picasso

Picasso nasceu em Espanha, o seu nome completo é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso. Durante a sua infância os seus desenhos baseavam-se em touradas. Picasso com 15 anos já tinha um atelier. Nos quadros de Picasso havia o retrato da pobreza, a cegueira, a alienação e o desespero, isto era  o Período Azul, as cores eram baseadas nos azuis e verdes. Quando Picasso se apaixonou por Fernande Olivier, o período azul tornou-se cor de rosa, esta fase retratava o circo, dançarinos e as cores eram baseadas no rosa e no vermelho.
Linha de tempo:  Cubismo
É um movimento artístico, que decorreu entre 1907 a 1914. Os principais artistas deste movimento foram Pablo Picasso e Georges Braque.
O cubismo retrata as figuras da natureza por figuras geométricas, algumas figuras não se percebem, devido à sua forma geométrica.
Teve influências sobre as tendências posteriores, como o abstracionismo geométrico e o minimalismo.
Origem
A origem do cubismo foi através de uma obra de Cézanne, porque para ele a pintura devia ter formas da natureza, mas geometricamente.Entretanto surgiram novos cubistas que utilizavam o cubismo para objetos, no mesmo plano. E por fim na última fase do cubismo, representava-se os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas, em que não representa mas surge a estrutura dos corpos ou objetos.
Características 
Geometria das formas e dos volumes. Renúncia à perspectiva. Deixa de existir o claro – escuro nas obras e começa a haver um volume colorido sobre as superfícies planas. Sensação de pintura e de escultura.
As duas fases
Cubismo analítico – esta fase era caracterizada pela má estrutura da obra em todos os seus elementos. O artista procurava a visão total da figura e examinava todos os ângulos. Os tons das cores reduziram-se para os tons castanhos, cinza e bege.
Cubismo Sintético –  reagiu ao excesso de fragmentação dos objectos e à destruição da sua estrutura. Esta tendência tornou as figuras novamente reconhecíveis que também foram chamadas de Colagem, porque introduzia letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e objectos inteiros nas pinturas. Esta inovação pode ser justificada pelos artistas, em que a sua intenção é criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações tácteis.
Geometria das figuras
A geometria das figuras é definida como uma arte intuitiva e abstracta. Baseia-se essencialmente na luz e na sombra. Rompe com o conceito de arte como a imitação da natureza, com as noções da pintura tradicional, como a perspectiva.
Primeira guerra mundial e o cubismo
O fim do movimento deveu-se à Primeira guerra mundial, em Agosto de 1914. Os artistas deixaram a arte para combater na guerra, em que o movimento cubista acabou por se extinguir. No entanto, o estilo permaneceu vivo nas obras de outros pintores, exercendo forte influência sobre a arte moderna como um todo. 
Picasso
Segundo autores em 1909 a 1912, Picasso dedicou-se ao Cubismo Analítico.
Em 1912 a 1919, Picasso dedicou-se ao Cubismo Sintético e fez uma colagem, colou na tela pedaços de jornais, tecidos e embalagens de cigarros. Em 1918, Picasso casa-se com uma bailarina, quando esta engravidou, Picasso criou várias pinturas de mães com filhos. Após a 2º Guerra mundial, Picasso começou a dedicar-se à escultura, gravação e cerâmica, isto é, Classicismo e Surrealismo. 
Em 1968, Picasso com 87 anos produziu durante sete meses 347 gravuras.
Picasso com 90 anos, após uma operação  tem pouco tempo de vida, mas assiste à exposição dos seus quadros no Museu do Louvre.
Em 1973, Picasso morre com 91 anos.

Deixe uma resposta