Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 30/07/2013

PSICOLOGIA E SENSO COMUM

psicologia

Psicologia, parece que qualquer um entende um pouco dela. Podemos dizer que “de psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco”. O ditado  popular não  é bem este (“de médico e de louco todo mundo tem um pouco”), mas parece servir aqui também.  As pessoas em geral têm a “sua psicologia”.

 

O termo psicologia, no nosso cotidiano, tem vários sentidos,” quando falamos do poder de persuasão do vendedor, para vender seu produto; quando nos referimos à jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz,e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem “psicologia” para entender as pessoas.” Em todas essas ações dizemos que eles usam da psicologia.

Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não.

Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. Mas nem por isso deixa de ser uma  psicologia. O que estamos querendo dizer é que as pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.

Deixe uma resposta