Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 10/07/2013

Diferença entre PSICOLOGIA e PSICANÁLISE.

interrogação

Mariana pergunta:

Qual a diferença entre PSICOLOGIA,PSICANÁLISE E PSICANALÍTICA?

Sua questão Mariana  é uma dúvida que muitas pessoas perguntam.

Veja, vou tentar responder.

“Psique” vem da língua grega e significa alma.Assim como“logos” significa conhecimento, também da língua grega. “atria” também do grego significa arte de curar, tratamento, de onde deriva também o termo terapia.

O termo análise, por sua vez, significa questionar.

Psicologia psique + logos = conhecimento da alma (sendo que falamos de alma no sentido biológico, como a sensação de existir, e sentir o conjunto de estímulos dos sentidos e as emoções. E não no sentido espiritual ou religioso)

Psiquiatria = psique + atria = tratamento da alma

Psicanálise psique + análise = questionamento da alma

Então temos: 

Psicologia é a disciplina humana que estuda, classifica, e trata da alma no que diz respeito ao comportamento. Neste sentido, é utilizada no estudo de populações, departamentos de RH, aplicação de testes, confecção de laudos, e outras especialidades, inclusive no aconselhamento pessoal, terapia e apoio à profissionais que lidam com outros seres humanos.

Psiquiatria é a especialidade médica que estuda e trata a fisiologia da alma, sendo que esta é resultante dos processos químicos do cérebro. Neste sentido, oferece medicamentos que agem nas reações químicas do cérebro, tratando doenças emocionais graves.

Psicanálise é a disciplina humana que questiona os processos inconscientes que levam a alma a sentir determinada emoção ou ter determinado comportamento. A psicanálise propõe a existência de um setor inconsciente em nossa alma, que é dinâmico e que automatiza o comportamento.

A palavra psicanalítica significa que algo é referenciado à psicanálise.

Então, análise psicanalítica significa um questionamento com base na psicanálise.

 

1 Comentário

  1. Muito interessante sua explicação. Obrigada!

Deixe uma resposta