Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 8/08/2013

Adolescente infrator,usuário de álcool e outras drogas, um estudo de caso.

adolescentes-g.bmp

Quando comecei a pensar meu TCC para finalizar minha pós em dependência química, durante todo o curso realizei atendimento de um adolescente infrator e sua mãe. Tenho visto muitos casos de homicídios, a mídia sempre faz o relato de forma a dar enfase no drama. Então, decide postar aqui no nosso site.

Hoje deixo  o RESUMO.

Esta monografia visou discutir qual a importância das Terapias Expressivas em contextos terapêuticos, procurando focalizar o tratamento do adolescente infrator dependente químico, através de um Estudo de Caso.

O acolhimento do adolescente e da família foi feito na Sala de Acolhimento do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). Foi possível com o levantamento bibliográfico pudemos apresentar algumas particularidades de nosso público alvo e demonstrar quais as possibilidades de tratamento para este público no mundo atual. Primeiramente, referimos a compreensão da arte proposto por Liomar Quinto de Andrade, para elucidar o Estudo de Caso.  Visando estabelecer um processo de atendimento para contribuir com o tratamento da dependência química na perspectiva das Terapias Expressivas, pois a arte como função psicoterapêutica integra um dos mais importantes métodos de trabalho com o ser humano.

A terapeuta ofereceu orientações à família. O processo foi bem-sucedido, ao possibilitar consciência para familiares da necessidade de um projeto terapêutico para o adolescente infrator dependente químico.

Tema: A IMPORTÂNCIA DAS TERAPIAS EXPRESSIVAS PARA O TRATAMENTO DO ADOLESCENTE INFRATOR DEPENDENTE QUÍMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Aguardem o primeiro capítulo .

Deixe uma resposta