Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 27/08/2013

Assertividade é a capacidade de concretizar desejos, incluindo os desejos dos outros.

 Cartaz Lurdinha(2)

“Qualidade de Vida é, antes de tudo, um gesto de amor.!”

O que é Assertividade?

É a habilidade de expressar idéias, sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem violar os direitos dos demais. O comportamento assertivo é o que torna a pessoa capaz em agir em seu próprio interesse, de se afirmar sem ansiedade indevida, de expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou de exercitar seu próprio direitos sem negar aos alheios.

 

“Assertividade é a capacidade de concretizar desejos, incluindo os desejos dos outros”.

 

A  auto-estima é a base do comportamento assertivo e é uma área a qual todos precisam cuidar muito. Poucos são os que  experimentam uma elevada proporção de experiências positivas na infância e, como resultado, há poucas pessoas com auto-estima elevada. A maioria têm auto-estima média.Autores afirmam que entre 85% e 90% das pessoas precisam de algum tipo de aconselhamento,orientações, ou psicoterapia para corrigir comportamentos destrutivos internos e externos.

“A pessoa com auto-estima de média a baixa é altamente dependente e demonstra pouca iniciativa e autonomia, porque os riscos de desaprovação social são grandes demais para serem enfrentados”.

Há inúmeras abordagens ao atendimento ao público, enquanto processo, a grande maioria bastante completo e pertinente. O ser humano, enquanto pessoa, é esquecido e, freqüentemente, jogado num curso, como se isso bastasse para assumir essa função de contato com o público.

Existe uma verdade no mandamento: “Ama ao próximo como a ti mesmo! Esta frase é uma declaração: você ama o próximo, como você ama a você mesmo. E esta declaração tem muita correlação com o pessoal de contato com o público.

Informa que somente pessoas com auto-estima elevada devem ser colocadas em posições de contato com o público, pois somente pessoas com auto-estima elevada podem exercer o amor ao próximo, tão necessário à postura desse pessoal de contato com o público.

Uma pessoa com baixa auto-estima tende a ser percebida pelo cliente como passiva, como possuidora de um comportamento de pouco caso para com o interesse do cliente. Já uma pessoa prepotente, que não ouve o que o cliente diz, que interrompe a comunicação do cliente, tende a ser vista pelo cliente como agressiva. Há uma forte correlação entre o amor próprio da pessoa (a auto-estima) e a assertividade.

 

A auto-estima (o amor a si próprio) é a base para a assertividade.

Assertividade exige o conhecimento de si e o gostar de si, para afirmar, reafirmar e colocar serenamente, mas com firmeza, suas emoções, suas crenças, princípios e valores, para afirmar continuamente quem você é e o que você sente.

Os motivos desta necessidade imperiosa de auto-estima elevada e assertividade, no pessoal de contato com o público, são dois:

  1.  sem auto-estima a pessoa não consegue exercer a empatia (sem gostar de mim próprio não estou interessado nem em mim, nem no próximo!), e sem assertividade posso ficar refém de situações de conflito e confronto, tão freqüentes nessa área (encaro estas situações como se fossem pessoais, contra mim, e não como é o certo, contra a empresa que eu represento).
  2.  Resiliência, e a capacidade de retornar rapidamente às condições iniciais após vivenciar alguma situação de estresse,  é também maior em pessoas assertivas, já que estas sabem preservar sua integridade, em diálogos nem sempre amistosos. Ou seja, em ocasiões de conflito ou confronto, as pessoas assertivas voltam mais rapidamente à serenidade.

 

2 Comentários

  1. Lurdinha gostei muito deste post. A importância do amor próprio vai além da vida pessoal, ele é mesmo benéfico para as relações interpessoais. Uma pessoa de auto estima elevada e grande amor próprio é capaz de estimular as pessoas ao seu redor.
    Relacionamentos entre estas pessoas são mesmo mais saudáveis.

  2. Obrigada Mariana pelo seu comentário. Devemos trabalhar nossa auto-imagem e nossa auto – estima para que haja relacionamentos saudáveis.

Deixe uma resposta