Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 30/08/2013

Curso Grátis – Relacionamentos

Lição 06 – Imagem Negativa 

images

 

Psicóloga Online Maria de Lourdes Batista – Psicologia em sua casa

 Olá pessoal! Agradeço os e-mails que tenho recebido falando sobre o curso grátis sobre Relacionamentos. 

Neste texto, falarei sobre a imagem negativa. É uma visão pessoal, tenho 20 anos de estudos na área, penso que posso contribuir com você, para quem já realizou um processo terapêutico ou para aqueles que estão em processo. E  para aqueles que  desejam ler algo que os ajude nesse processo de autoconhecimento.

 

A construção de uma  imagem seja pessoal e profissional está muito pautada com alguns conceitos. Que “o hábito faz o monge”; o outro, que “o homem vale pelo que é”. O conceito da auto-imagem está dentro dos dois axiomas. E outro conceito sobre  a dualidade e a credibilidade.

A dualidade significa que as pessoas têm ou não uma boa imagem. É construída num processo, não pode ser imposta, sendo obtida como resultado cumulativo de interações. É composta por comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência. A credibilidade significa que uma boa imagem pessoal passa por transmitir confiança.

Alguns autores defini auto-imagem a partir de estudos realizados através de pesquisas, que levaram os psicólogos à conclusão de que existem personalidades positivas –  “personalidades de sucesso” – voltadas para a alegria, para o êxito – e  personalidades negativas – “personalidade de derrota” – voltadas para a tristeza e para o fracasso. As personalidades ou são saudáveis ou são doentias. A auto-imagem pode ser mudada não apenas pelo conhecimento intelectualizado, mas principalmente por experiências vividas.

A imagem negativa poderá ser decorrente de uma não existência, e o que seja uma não existência?

Em primeiro lugar é preciso estar consciente desta não existência, e estar motivado  e determinado a curar. O  ser da pessoa humana  é um lugar de potencialidades, que aspiram se atualizar. Mas, temos uma sensibilidade que possui varias necessidades. Assim, com o dinamismo de crescimento as potencialidades tentem a traduzir-se em atos e a se desenvolver. É como algo que nos impulsiona para frente.

A psicologia humanista  vê o homem como um ser em busca e construção de si mesmo, cuja natureza continuamente se desvela e exprime no realizar de suas possibilidades e na atualização de seu potencial, compreendem assim os humanistas que só se é pessoa, só se é realmente humano, no autêntico, livre e integrado ato de se desenvolver.

Finalizando, a Imagem faz parte do seu Marketing Pessoal e que o mesmo se faz com clareza de objetivos, posicionamento, comprometimento, relacionamentos, conhecimento,auto-estima e motivação.

A construção da imagem normal ou pessoal deve ser um processo, pelo que se vai construindo com consciência, progresso e conquistas.

 

images (1)

 

A construção de uma auto imagem é decorrente de um reconhecimento das necessidades do ser humano, a primeira delas a necessidade de amar e ser amado.

 

Referência:

Sara Maria Pereira Guedes

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, Portugal.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta