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Publicado por - 14/08/2013

Gerir Tensões e Conflitos

 

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Na vida e no  trabalho  estará inevitavelmente presente os Conflitos e as Tensões, internas e externas.Devemos administrar, gerir estas tensões e estes conflitos com a maior habilidade possível.

A Tensão é um estado de desconforto entre duas pessoas ou mais pessoas no grupo.

O Conflito é um estado de “guerra” entre duas ou mais pessoas.

Quando uma tensão não é rapidamente resolvida poderá gerar um conflito e o conflito não resolvido poder gerar uma crise no grupo.

Tensões e Conflitos precisam ser rapidamente resolvidos, caso contrário tende a crescer e atingir outras pessoas.

 

O que fazer diante de tensões e conflitos?

A Pessoa que está vivendo a tensão o conflito, antes de qualquer coisa deve precisar bem o que está vivendo, deve delimitar bem o problema, fazer o histórico, buscar as causas, determinar bem as pessoas envolvidas.

O responsável  – seja coordenador (a), líder, chefe –  deve antes de qualquer coisa ouvir sem pressa, e com toda atenção e sem preconceitos, e sem tendências. Após ouvir uma parte deve procurar a outra parte para ver o problema de um outro ângulo. Deve munir-se da maior quantidade possível de informação para o seu discernimento de ajuda, seja o mais ajustável possível.

Após ouvir todas as partes dever procurar o diagnóstico, ou seja: o que está realmente acontecendo e a seguir identificar as causas. Feito o diagnóstico deve apontar sugestões e caminhos para a possível solução.

No caso de haver tensões e conflitos impossíveis de se resolver no momento, o responsável  deve munir a pessoa de condições para que possa viver temporariamente dentro do conflito ou da tensão.

Na maioria dos casos, quando se dá todos os passos de maneira correta, a tensão ou o conflito logo diminui ou se encerra.  Há casos em que uma tensão se resolve com uma simples conversa e um conflito com uma atenção especial dada à pessoa em questão.

Em toda pessoa há  um mecanismo involuntário, chamado de funcionamento imaginativo, este mecanismo nada mais é do que ficarmos  maquinando em nossa cabeça o problema, e assim o que era pequeno, dentro de nossa cabeça se torna monstruoso. Uma boa conversa faz com que tudo  o que é resultado do  imaginário passe e fique apenas o real.

O responsável  não é aquele que tem que resolver o problema, não, o problema precisa ser resolvido pelas pessoas em questão, o gerente é aquele que orienta e faz a mediação para que o problema seja resolvido com sucesso.

Quando as pessoas forem incapazes, por algum motivo, de resolver e o gerente mediante a sua autoridade precisar barrar o problema, faça sempre pensando nas duas partes. Um verdadeiro gerente não pode querer o bem a um, e o mal a outro.

O responsável  não se apavore com tensões e conflitos, faz parte de seu trabalho, gerenciar e administrar este tipo de coisas.

Encare com naturalidade, neutralidade, objetividade e acima de tudo com EXTREMO AMOR.

Quando o conflito envolver a pessoa responsável  procure sempre uma autoridade acima da sua para mediar o conflito, assim você ficará isento de tender as injustiças em benefício próprio.

Lembre sempre, conflitos e tensões podem também servir para o crescimento de alguém individualmente ou do grupo como um todo, por isso não camufle nunca, pois tudo o que fica embaixo do tapete um dia aparece podre e aí  será muito mais trabalhoso resolver a questão.

Em toda pessoa há  um mecanismo involuntário, chamado de funcionamento imaginativo, este mecanismo nada mais é do que ficarmos  maquinando em nossa cabeça o problema, e assim o que era pequeno, dentro de nossa cabeça se torna monstruoso. Uma boa conversa faz com que tudo  o que é resultado do  imaginário passe e fique apenas o real.

 

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