Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 11/09/2013

Análise do Filme, O Óleo de Lorenzo Parte II

images

“O acaso que trás o conhecimento.”

 

Relação com a  Psicologia Social

Busco  contextualizar o filme em questão, aos temas discutidos nos seminários em sala de aula que despertam  para a problemática da Psicologia Social.

Uma definição de Psicologia Social: Psicologia social, Disciplina que combina técnicas e conhecimentos da psicologia e da sociologia para estudar a interação entre os indivíduos, destes com os grupos e dos grupos entre si.

O filme Janela da Alma trás reflexões que são pertinentes quanto a essa história do menino Lorenzo e a família dos Odones, eles olharam a pessoa, não reforçaram o que a doença poderia causar. O  filme  mostra que os Odones não tiveram dificuldades de lidar com o diferente, embora a dor, angustia, desespero, desesperança fizessem parte do dia-a-dia desta família. O processo de construção da identidade de Lorenzo embora diferente, foi sendo construída por seus pais, mesmo no corpo doente, mesmo com sentimentos confusos, as sombras do momento presente não ofuscavam a esperança que brotava do coração de seus pais, pois os sentimentos que os guiavam.

Sua mãe mesmo insegura por trazer em sua genética a doença, trazendo de gerações passadas, ela teve oportunidades de questionar, houve lutas, houve posicionamento frente aos desafios da vida, houve crise de identidade, mas houve a presença da mulher e do homem,  do feminino e do masculino, da pessoa humana, do sentir, do pensar e do agir.Não houve preconceitos, houve tentativas de socialização, quando a enfermeira começa a tratar o menino Lorenzo como doente  dizendo que já sabia o que essa doença faz com o cérebro, a mãe não aceitava e a despedia. O Sr. Odone dizia: “mas você ensinou tudo para a enfermeira e ela é uma excelente profissional, mas sua mãe começava a ensinar novamente a próxima enfermeira que vinha  para tratar Lorenzo como pessoa humana, não como um doente, dizendo que desejava ter alguém que “cuide da mente e do corpo.”

Dentro desta sociedade capitalista, usamos as pessoas em vista do dinheiro, do capital, é mais fácil pensar “não tem mais jeito” e assim esperar a morte, ou quem sabe ficar a disposição dos  profissionais, dos cientistas e do tempo deles, o tempo para os pais de Lorenzo era outro, talvez por isso ele ainda esteja vivo.

No lar dos Odones havia  afeto, vida, estórias,brigas, discussões, a mãe de Lorenzo deixou a Igreja, a família, o casal fica em crise, mas retoma o caminho após o Sr. Odone fazer um belo jantar para sua esposa dizendo para ela que precisava dela para começar novamente, para avançarem na pesquisa.

Os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas da época, inclusive feitas em animais. Eles sabiam, por exemplo, que o óleo é tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram  a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e  que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ADL. O reconhecimento dos seus estudos pela comunidade científica  e acadêmica resultou no título de Doutor honoris causa essa  por sua imensa  contribuição à ciência e à medicina.

 

2.5 – Relação com a  Sociologia

“Compreendendo o papel da sociologia, nos ajuda a compreender a nós mesmos.”

“Ação definida por Weber como toda conduta humana (ato, omissão, permissão) dotado de um significado subjetivo dado por quem  a executa e que orienta essa ação. Quando tal orientação  tem em vista  a ação passada, presente, ou futura de outro ou de outras agentes  que podem ser “individualizados” e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos.”(…)

Dentro da sociologia de Weber a medicina usa o poder, no filme a FDA , o Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos na pessoa do casal presidente não ousavam questionar a ciência, os médicos e pesquisadores. Parece que os pais de Lorenzo usaram o poder, por causa de sua determinação, algo que impulsionava a passar noites e dias a investigar algo que ele sabia que iria encontrar, como de fato encontrou.A expressão o acaso trás conhecimento é pertinente, tem valor essa expressão nesta história.

A atuação dos pais de Lorenzo  na pesquisa,  na  responsabilidade com seu filho, como o médico fala,  passa a ser também responsabilidade com as crianças de hoje e do futuro. Os Odone enfrentaram e enfrentam dificuldades, o óleo é hoje produzido por uma companhia  inglesa, e o Sr. Odone não recebe nenhuma  porcentagem da venda do produto, apesar de ter sido o seu idelizador.

As crianças diagnosticadas com ADL na mesma época que Lorenzo e que não receberam o tratamento do óleo não chegaram à idade adulta. Lorenzo não se curou porque as lesões no sistema  nervoso central deixaram seqüelas permanentes mas a doença estacionou. Mas o mais significativo dos fatos foi a prevenção do desenvolvimento dos sintomas nos novos casos diagnosticados. Hoje os pais de Lorenzo tem o “Projeto Mielina”.

 

Relação com a  Estatística

Estatística é parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, e os métodos de tirar conclusões e fazer ilações (conclusão)  ou predições com base nesses dados. Qualquer parâmetro de uma amostra, como, p. ex., a sua média, o seu desvio-padrão, a sua variância. Conjunto de elementos numéricos respeitantes a um fato social. Representação e explicação sistemática, por observações quantitativas de massa, dos acontecimentos e das leis da vida social que deles se podem deduzir.

Na cena onde o Sr. Odone,  estabelece um gráfico, para demarcar o desenvolvimento de sua pesquisa,  auxiliando assim no processo de descobertas, evolução  e observação doa doença verificando, avanços. O  mesmo gráfico marcou a estagnação da descoberta, mostrando o Sr. Odone ele se questiona: “como podemos entender que chegamos na metade?” e como prossegui? Qual o próximo passo, pois Lorenzo já fazia uso do òleo.

Sr.Odone o pai de Lorenzo  uma experiência para perceber como se procede a pesquisa sobre o ácidos graxos, cadeia longas c18 e c26 –saturados e o ácido erucio – cadeia longa de gorduras monosaturadas. Ele então descobre um bioquímico   que faz um belo trabalho, difícil que exige perseverança. Assim o pai de Lorenzo consegue a permissão para dar a ele 4 parte do óleo, 1 parte do erucio. Antes precisa ser testada com a irmã de sua mãe, que aceita ser a cobaia para essa experiência.Assim os níveis do sangue de Lorenzo estão normais no dia 08 de dezembro 1986.

A incidência de ALD é de cerca de 1 para cada 10.000 indivíduos. As possibilidades de descendência a partir de uma mulher portadora da ALD são:

  • 25% de chances de nascer um filho normal;
  • 25% de chances de nascer um filho afetado;
  • 25% de chances de nascer uma filha normal;
  • 25% de chances de nascer uma filha portadora heterozigota.

As chances de descendência para um homem afetado, por sua vez, são:

  • Se tiver filhas, serão todas normais;
  • Se tiver filhos, serão todos portadoras da doença.

A estatística auxilia no processo de mensurar,  avaliar e através de gráficos demonstrar os  resultados obtidos.

 

3. Considerações finais

O presente estudo não tem a pretensão de esgotar ou finalizar a discussão, mas buscar entender o fenômeno que constitui a vida e seu desenvolvimento e o novo que surge, mesmo quando é reprimido ou impedido de vir a tona.

Em meio a essa  doença será que a vida falou mais forte?

Será que  a ALD é mesmo uma doença genética?

Onde fica a psicologia e suas contribuições?

Será que a sociedade  também não estava ou está doente?

Existem outros saberes: popular, religioso as famílias, intersaberes trás um conhecimento.

Segundo professor Walter  na IV Jornada de Psicologia comenta que;  “a ciência não é o único saber. O verdadeiro conhecimento trabalha com a incerteza.Quem dúvida do que pensa sabe pensar.”  É importante a transdiciplinaridade, aqui a medicina aparece como o saber absoluto, fechado.

            Estudando a  A C P  – Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, aqui me detenho a Tendência Atualizante, penso que os pais de Lorenzo organizaram um espaço para que a vida acontecesse, mesmo diante da doença, do mundo hostil, aqui me refiro a ciência – médicos, enfermeiros. Essa tendência natural e inata que possibilita o crescimento.  Lorenzo respondeu a este espaço onde o afeto, atenção acontecia. Um psicólogo nesta relação familiar seria importante.  As relações humanas contribuindo para um novo horizonte, uma relação onde a transparência, autenticidade possibilitam o pensar, o agir do outro e de si mesmo.

            Os problemas atuais não podem ser maiores que nossas capacidades de ser no mundo, de ocupar um espaço. Mesmo que incomode, devemos ousar existir.

 

“Mesmo que não queiram,

mesmo que não gostem;

mesmo que não permitam;

e não suportem…

O Sol vai nascer para iluminar toda escuridão.”

 

 

BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, P. (1988) A Economia das Trocas Lingüísticas:O que Falar Quer Dizer. São Paulo: Edusp.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Memórias póstumas de Brás Cubas. Santiago (Chile), Editora América do Sul LDA, 1988. (Biblioteca de Ouro da Literatura Universal)

WEBER, M. Ciência e Política: Duas Vocações. (1993) São Paulo: Cultrix

Enciclopédia  Barsa

 

Deixe uma resposta