Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 2/09/2013

Curso Grátis – Relacionamentos

lagrima

Lição 07 – VALORIZE 

Qualidade de Vida 

 

Olá amigos e amigas, escrevo hoje sobre algo muito importante, afinal tudo é importante, mas a qualidade nos relacionamentos é que poderá dar respostas em muitas questões a respeito de quem sou eu nesse mundo.

Para você que esta lendo esse texto, pergunto: Você já passou pelas outras lições do nosso curso  grátis –

RELACIONAMENTOS?

Caso não tenha, convido você  a buscar as outras lições para verificar o caminho que estamos trilhando. Lembrando que os temas são aleatórios,mas estão de certa forma interligados.

Valorize o que tens!!!

Parece uma frase qualquer, mas ela tem um profundo significado.Essa história ilustra a frase acima.

O dono de um pequeno comercio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
– Sr. Bilac, estou precisando vender meu sitio,que o senhor tão bem conhece.

Poderia redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:

 “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes  águas de um ribeiro.
A casa banhada pelo sol nascente oferece sombra tranquila das tardes, na varanda”.

Meses depois, o poeta encontra o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sitio.
-Nem penso mais nisso disse o homem. Quando li o anuncio que o senhor fez, percebi a maravilha que tinha.

Precisamos descobrir as coisas boas que temos e vivemos, do contrário viveremos eternamente insatisfeitos, e correndo atrás de falsos tesouros.

A qualidade de vida nos relacionamentos envolve algumas palavras básicas acerca desse assunto tão falado no mundo  contemporâneo.

Comprometer-se, participar, ética, trabalho, visão do futuro, melhorias, acolhimento, saber lidar com as adversidades, respeito, buscar o crescimento pessoal contínuo, diálogo, lazer, e buscar autoconhecimento.

Chega de culpar os outros pelos infortúnios da sua vida, será que a conquista dos nossos objetivos  não estão  ligadas ás mudanças de nossas atitudes?

No mundo moderno encontramos esse jargão: “ FAÇA A DIFERENÇA”,  nos relacionamentos fazemos de tudo e nada melhora, mas de repente algo pode acontecer.

A diferença é inerente a todo ser humano, nas tarefas simples, fazer o melhor – eficiência, e saber escolher o que devemos fazer – eficácia. Às vezes queremos agradar e acabamos não acertando em nossas escolhas.

Coloque vida e emoção no que está dizendo, assim você vai despertar  atenção das pessoas.

Seja também um bom ouvinte, numa relação, sempre queremos ser aquele que fala, e queremos ter razão, faça o treino de ouvir e falar quando perceber o momento certo.

Nesse sentido, manter a calma vai também ajudar, principalmente se for num momento de grande tensão. Diante das adversidades dê atenção às reclamações, normalmente é através dela que você vai perceber em que deve melhorar.

Tratando as pessoas de forma positiva, é sempre gratificante, vivemos num mundo onde o negativismo tomou conta.

Por que não falar também do mundo tecnicista, que oferece muita ênfase à formação de competências e habilidades, mas nenhuma ênfase às atitudes do ser humano. Algo como: “vamos ensiná-los o que devem fazer,  como devem fazer e o resto eles que se virem!”  Talvez nas famílias do século 21 pode estar acontecendo essa situações, principalmente quando pai e mãe deixam a educação dos filhos por conta de outras instituições.

Então, quando  perguntarem; que saída teremos?

Talvez poderemos dizer; a qualidade na relação pode fazer a diferença, para isso devemos assumir nossos compromissos,  mudar nosso comportamento, envolver mais,estabelecer metas, tornando-as realidades.  Ou seja, tornar o sonho em realidade, identificando mudanças, primeiro em você, nos pequenos detalhes.

Depois poderá valorizar o que tens, um esposo, uma esposa, um amigo, uma amiga….

E não vai querer vender, pois nada vai passar desapercebido, e poderá ser  feliz, por ter percebido sua capacidade de valorizar a si mesmo, valorizando o que tens.

Fica aqui uma pergunta: você já desejou vender algo como o comerciante da história?

4 Comentários

  1. Nossa esta aula de hoje foi de grande ajuda pessoal para mim

  2. Eu não estudo psicologia mais precisava ler algo há três anos sofro com meu ex,companheiro a gente sempre termina e volta não tenho muitas amizades nesse tempo separado ele fica com outras mulheres depois se arrepende pede desculpas e eu volto não sei o q fazer me ajude não quero mais ter esse sentimento horrível ta me destruindo a cada dia tenho pesadelos com ele é outras mulheres sinto q estou perdendo o juízo como vou fazer pra recuperar tudo a,minha vida de volta tudo que eu perdi estou frustrada to ficando doida me ajude por favor?

    • Sai dessa, menina! Se arrume bem bonita, se valorize, vá a exposições, e dê atenção a outra pessoa, que possa ser somente seu, pois esse já era! Ele está acostumado a te usar, te jogar fora e depois te pegar de volta, e será sempre assim, é assim que ele está acostumado, é assim que você acostumou ele, e nunca irá mudar, pois desde a primeira vez já devia ter criado coragem e largado esse traste! Mude de atitude! Ainda há muito homem bom bom por aí, é só ter paciência de procurar…

Deixe uma resposta