Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 13/09/2013

depressão, insegurança, amar e ser amado ?????

Lição 08 – Dificuldades para se relacionar.

images (1)

Curso Grátis  – Relacionamentos

 

Pretendo abrir este diálogo com você amigo leitor, enfocando, num primeiro plano algumas dificuldades para se relacionar:  insegurança, depressão, necessidade de ser amado,baixa auto-estima,grandes expectativas em relação ao outro e outros.

Que dificuldades têm o ser humano de se relacionar?Você sabe que dificuldade você tem?

“O ser humano é visto como estando sempre numa possível estado de refazer-se, de poder escolher e organizar sua existência.” (Ciornai,1994)

Neste momento destaco a depressão, quem de nós em algum momento da vida não teve um momento depressivo? Ou a perda da capacidade de escolhas?

Carlos Reche em seu livro “Essa real depressão, doença ou resposta? Afirma que simpatiza muito com a fundamentação existencialista que define doença como perda da capacidade de escolha. Dentro dessa abordagem, a pessoa é doente porque tem dificuldades de escolher, fazer opções, diante das situações que envolvam a doença.

Outro fato importante é o humor. “Hoje, acordei com um humor horrível!”

Estar de mau humor pode ser passageiro, consequência de algo que aconteceu e às vezes se torna incompreensível. Pode-se dizer que  o humor esta doente. E buscar ser positivo, não é somente falar frases repetidas, preencher a mente, etc.

Pensar positivo segundo alguns autores, na verdade é saber pensar, para em seguida saber agir.O pensamento está ligado a vontade. O problema é que, quase sempre, não sabemos reconhecer nossas verdadeiras vontades, nossos reais desejos.

A partir desse caminho, a capacidade de tomar decisões vai acontecendo, temos de tomar decisões  que nos parecem menos importantes, mas que participam,no entanto, da realização do sentido de nossas vidas; organizar uma casa, uma modificação na vivencia de um relacionamento, cuidar das flores, do seu carro, enfim, tomar uma atitude.

Avaliaremos os frutos e as conseqüências em nossas vidas de um discernimento bem vivido e de um discernimento insuficiente. (Sávio, 2010)

Não pretendo finalizar esse texto,deixo aqui uma questão apenas:

Você é capaz de fazer uma lista de tudo o que gostaria de conquistar? E depois você poderá  descrever quais são os seus reais desejos.

4 Comentários

  1. OI LURDINHA,gostei muito queria participar deste curso pq sou uma pessoa que não tenho amigos nem pra sair so fico em casa.

  2. por favor o que posso fazer?

  3. Cristina, o curso você pode acessar a categoria Curso Grátis que está na página inicial.

  4. Lurdinha, gostaria de como ser ajudada em relaçao a insegurança.

Deixe uma resposta