Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 12/11/2013

A família pode, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.

1450923_10151786172742717_1957448624_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A concepção vigente na psicologia sobre adolescência está fortemente ligada a estereótipos e estigmas,desde que Stanley Hall a identificou como uma etapa marcada por tormentos e conturbações vinculadas à emergência da sexualidade .

Como seu filho pode se dar bem na escola.

A família deve participar das reuniões da escola, verificar o caderno do aluno diariamente; converse sobre o cotidiano da escola, o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas, não deixe que a criança falte às aulas. 

Segundo  Priscila Cruz, , ações simples da  família  na realidade educacional dos filhos  faz toda diferença. Ela indica o incentivo à comunicação por bilhetes em casa e sugere que as crianças sejam motivadas a ler para os seus pais. “Não se pode entrar na lógica de como ajudar os filhos apenas nos estudos durante o período de provas. É preciso dizer como o pai pode ajudar na melhoria da alfabetização”, diz.

Vale lembrar que família pode, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.

Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo.

 1. Ajude na melhoria do rendimento escolar

2. Pergunte o que ele aprendeu

3. Não o deixe faltar às aulas

4. Estimule-o a estudar

5. Combine um horário de estudo

6. Mostre que estudar é um prazer

7. Seja paciente

8. Confira os cadernos

9. Pergunte nas reuniões

10. Converso sobre as notas

11. Garanta o acesso aos livros

12. Ler sempre

13. Abuse das bibliotecas

14. Brinque com o seu filho

15. Seja coerente

16. Use dicionário

17. Escreva sempre

18. Acompanhe o Ideb

19. Conheça os professores

20. Valorize o professor

21. Converse com o professor

22. Engaje-se na escola

23. Vá às reuniões escolares

 

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

Deixe uma resposta