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Publicado por - 8/11/2013

Como lidar com a ansiedade

 

Dica da Semana

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Nas redes sociais, nos e-mails  e em todo lugar podemos dizer, a ansiedade tornou-se o mal do mundo atual.

Vários autores afirmam que 33% das pessoas que vão ao médico e buscam pelos psicólogos  queixam-se de ansiedade.

 A ansiedade está relacionada à forma como a pessoa imagina um ou mais eventos futuros. Por exemplo, alguém vai fazer uma prova, imagina que não vai passar e se vê dizendo coisas terríveis para si mesma e então sente pânico crescente.

Temos pessoas com medo de público que imaginam, todas as pessoas na platéia rindo dela.

Há pessoas com medo de aranhas e imaginam uma imensa aranha indo na direção dela, e é com isso  ficam ansiosas. É claro que isso só ocorre porque a pessoa não tem consciência do que está imaginando; se tivesse, perceberia que não tem motivos concretos para se alarmar.

A pessoa reforça seu pensamento, por exemplo, a pessoa ansiosa com uma aranha percebe seu coração disparado e faz especulações sobre um ataque do coração, o que aumenta a sensação de pânico. Esse tipo de reforço  pode causar ataques de pânico, contrapondo-se à ansiedade de longa duração.

“Na verdade, a ansiedade é uma distorção de um processo vital para nós. Para guiar nossas ações, fazemos suposições sobre o que vai acontecer e os recursos que temos para lidar com os eventos futuros que antecipamos.”

Para conseguir ficar ansiosa, uma pessoa tem que aumentar a significação de um perigo, ignorar seus recursos ou  “encurtar” o horizonte de tempo necessário para lidar com a situação e outras distorções.Ter consciência do próprio imaginário pode por si só eliminar ansiedades.

Uma outra solução-minuto é fazer o seguinte:

“Relaxe os ombros e respire normalmente. Para estabelecer referências do momento presente, olhe em volta, escute alguns sons e preste atenção em algumas sensações do seu corpo.

Agora feche os olhos e pense em um evento sobre o qual você está ansioso ou com medo.

Saia do momento presente e mentalmente se desloque para o futuro – um minuto após a conclusão do evento sobre o qual você está ansioso (garanta que o evento terminou de maneira satisfatória para você).  Agora vire-se e olhe à frente. Abra os olhos.”

Após executar o procedimento acima, tente sentir alguma ansiedade; é provável que você esteja rindo, a reação mais comum quando se usa este método. Medo e ansiedade não existem fora do tempo.

 

Fonte:  Inspirado em trecho de artigo de Richard Bolstad e Margot Hamblett 

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