Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 17/12/2013

É possível conseguir um psicólogo ou psicóloga que atenta gratuitamente?

Slide12

 

Publicado por apsicologiaonline Maria de Lourdes Batista 

Recebo diariamente  visitas de pessoas interessadas na psicologia do Brasil, e de outros países.  Tenho recebido também e-mails   de pessoas que não sabem como conseguir atendimento de graça, presencial ou online.

Um dos  posts mais acessados foi o curso grátis Meus Relacionamentos : http://apsicologiaonline.com.br/2013/06/curso-gratis-relacionamentos/

Hoje, tenho o curso Relacionamentos que já beneficiou centenas de pessoas, o tempo passa e as pessoas vão descobrindo a importância do autoconhecimento. 

As pessoas mandam  emails precisando de atendimento online,  umas pessoas não dizem,  somente mandam suas questões, entendo que muitas não tem condições de pagar o tratamento.

Refletindo pensei  em deixar aqui  aonde é possível encontrar tratamento psicológico de graça.

Todos os locais que eu vou falar neste texto oferecem o atendimento psicológico gratuito, mas é presencial e não online, ok?

Psicólogos gratuitos

É bom  lembrar que buscar o atendimento psicológico não é apenas para pessoas loucas e  psicopatas.

Toda e qualquer pessoa pode precisar – em algum momento de sua vida – de atendimento profissional especializado.  

Na verdade, com as atuais atribuições da psicologia, é difícil a pessoa que vai viver uma vida inteira sem ter pelo menos um contato com um psicólogo ou psicóloga.

Além da psicologia clínica, do consultório, as pessoas vão encontrar psicólogos quando forem fazer a avaliação psicológica para tirar a carteira de habilitação, na avaliação para encontrar um emprego em organizações ou agências de Recursos Humanos. Também encontramos psicólogos em escolas, hospitais, dando aulas em diversos cursos de graduação. 

Se você chegou a este texto buscando encontrar psicólogos que atendam gratuitamente, está procurando mesmo os psicólogos clínicos. Vou dizer então aonde você poderá encontrá-los:

Prefeitura

O primeiro local que você deve procurar é na prefeitura de sua cidade. Como as administrações públicas municipais são organizadas de forma diferente, pode ser que você encontre psicólogos dentro da própria prefeitura, com suas salas de atendimento ou então seja levado a procurar em Postos de Saúde do Município, Caps ou as chamadas Saúde Mental. Como os locais dentro da prefeitura vão mudar de cidade para cidade, o melhor local para começar a procurar, se informando, é mesmo na Prefeitura.

 

Faculdades de Psicologia

Se você mora em uma cidade que tem a faculdade de psicologia, seja ela do governo ou privada, você também encontrará atendimento gratuito. Nos cursos de graduação, os estudantes de psicologia que já estão se formando, são obrigados a realizar horas de estágio nas áreas que mais gostarem. Muitos tem desejo de atuar, depois de diplomados, na psicologia clínica. Por isso, terão que atender primeiro como estagiários (mas já ao final da graduação), sendo supervisionados por professores competentes.

Hospitais

Os psicólogos também atendem em hospitais. Porém, na maior parte das vezes, apenas aos pacientes ou familiares de pacientes internados. Não é o melhor local para você buscar caso esteja precisando fazer terapia. Porém, é importante lembrar que se este for o seu caso (ter familiares internados ou estar internado), é possível ser atendido gratuitamente por um psicólogo hospitalar. Mas devo lembrar que no hospital o atendimento é pontual, ou seja, é breve.

Convênios Particulares

Pode parecer contraditório o que vou dizer, mas é possível encontrar profissionais da psicologia que atendam de graça em planos de saúde. Dependendo do seu plano, o atendimento sai de graça para você, embora o profissional receba pelos atendimentos. 

Também existem planos de saúde privados que fazem o mesmo. Por estar trabalhando em uma determinada empresa ou por pagar já o plano de saúde mensalmente, você pode ter acesso a profissionais da psicologia que atendam gratuitamente ou, então, a preços muito baixos já que o plano de saúde pode pagar a maior parte da consulta.

Consultórios de Psicólogos

Muitos profissionais da psicologia dedicam uma parte de seu tempo para atender de graça, em seus consultórios, ou então a preços muito reduzidos, é a Clínica Social.

Li p seguinte relato:

“Um de meus Professores formado fora do Brasil, e com muita  experiência não atendia de graça. Mas, se a consulta dele era 150 reais, ele reservava algumas horas na semana para atender pessoas que podiam pagar apenas 10 reais a consulta. Na opinião dele, era melhor que a pessoa pagasse, ao menos um pouco do que nada, já que pagando ela dá valor aos atendimentos.

Desta forma, também é possível encontrar atendimentos gratuitos em consultórios particulares. Mas para tanto, será necessário pesquisar qual profissional faz isto, se ele atende de graça ou cobra preços mais baixos, e, se este valor, dá para você pagar.

Ongs e Instituições Religiosas

Existem profissionais que atendem em Ongs (Organizações Não-Governamentais) e Instituições Religiosas – como a Pastoral da Sobriedade  da Igreja Católica ou Igrejas Evangélicas, por exemplo.

Conclusão

É possível encontrar  um profissional da psicologia que atenda de forma gratuita ou a preços acessíveis.

O fato de ser gratuito não quer dizer que você não terá um atendimento digno, já que muitos profissionais recebem (ou do governo quando atendem nas prefeituras e caps) ou então de Ongs ou mesmo dos planos de saúde. Procure que você encontrará atendimento caso você ou alguém próximo esteja precisando e não possa pagar.

A terapia é para todos.

E deve ser encarada como um investimento. Devemos tratar e cuidar tanto do nosso corpo como da nossa psique, das nossas emoções, dos nossos pensamentos, dos nossos comportamentos, percepções.

 Tem pessoas que podem  pagar pelo tratamento e tem ainda mais opções e poderá encontrar profissionais renomados que vão ajudar neste maravilhoso processo de autoconhecimento que é a terapia. 

Vá em frente!

Deixe uma resposta