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Publicado por - 9/12/2013

Planejamento Anual – Artes Ensino Médio

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Ensino Médio: 1º. Ano

 

 

 

 

 

 

1. Introdução 

 Arte é a oportunidade de uma pessoa explorar, construir e aumentar seu conhecimento, desenvolver suas habilidades,

articular e realizar trabalhos estéticos  e explorar seus sentimentos. O Ensino da Arte deve possibilitar  aos alunos a construção

de conhecimentos que interajam com sua emoção, através do pensar, do apreciar e do fazer arte. É importante que os alunos

compreendam o sentido do fazer artístico, ou seja, entendam que suas experiências de desenhar, pintar cantar, dançar, apreciar,

filmar, dramatizar, etc.. São vivências essenciais para a produção do conhecimento em arte.

 

2.Objetivos específicos:

1- Proporcionar vivências significativas em arte, para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas.

2- Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte, desenvolvendo  uma relação de autoconfiança com
 a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.
 3- No Ensino Fundamental, de acordo com os PCN, o ensino da Arte deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de: 
- experimentar e explorar as possibilidades de cada expressão artística;
- compreender e utilizar a arte como expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção,
 a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas; 
- experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte (Artes Visuais, Dança, Teatro), 
de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os  culturalmente;
- construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção 
e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas; 

Observar as relações entre a arte e a leitura da realidade, refletindo,  investigando, indagando, com interesse e curiosidade,

exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;

 

3. Metodologia – Exposições teóricas – Trabalhos: em Grupo e Individual, produções artísticas

(atividades práticas, conforme conteúdo aplicado).

 

4.Conteúdo Programático:  Os conteúdos as serem trabalhados nos três eixos – o fazer, o apreciar e o contextualizar –
 podem levar ao conhecimento da própria cultura, impulsionar a descoberta da cultura do outro e relativizar as normas
 e valores da cultura de cada um. 
Observação: os números que estão nos conteúdos, são referentes  a proposta do CBC.

 

  

1º. Bimestre   – fevereiro – Março – Abril

 
Eixo Temático  I   Conhecimento e Expressão em Artes Visuais 
 
Tema – Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Culturas  
Sub-Tema – Relações entre as Artes Visuais e seu Contexto  na 
História da Humanidade
 
Tópicos                                            Habilidades 
Introdução à teoria da forma          Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais      
Introdução à  composição               Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais 
Glossário                                         Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos da artes visuais. 
 

Estratégias
      Elementos das Artes Visuais –    Estudo da introdução à Teoria  da Cor –
      Estudo e exercícios  de estrutura da forma, ponto e linha, luz e sombra, textura.
Objetivos

1.    Construir, expressar e comunicar-se em artes visuais articulando a percepção,
 a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso
 de criação e sua conexões com o de outros;
 
2.    estabelecer uma relação de  autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando
 a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética,artística e de gênero. 
 

* Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais

 

Estabelecer relações entre análise formal,contextualização, pensamento artístico e

identidade cultural. Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.

 

2º. Bimestre –  Maio – Junho   

 Música . 

 No Ensino Médio, a metodologia de trabalho para a expressão musical deverá ser direcionada

para a realização de processos criativos que resultem em produções mais elaboradas, finalizadas

e apresentadas para os colegas ou publicamente, mostrando o entendimento do aluno ou grupo sobre o discurso musical.

 

Objetivos
            Oferecer aos jovens a oportunidade de lidar com a música em seus aspectos rítmicos, melódicos,

harmônicos, formais e expressivos, através da execução de instrumentos tradicionais, da voz e de meios

eletrônicos e eletroacústicos, em interação com atividades de criação de audiovisuais.
            Propiciar a audição ativa de diferentes gêneros musicais, de diferentes épocas e estilos, valorizando as

criações musicais tradicionais e atuais (locais, regionais, nacionais e internacionais), ampliando o conhecimento

musical dos jovens, para que possam apropriar-se da música como bem cultural significativo para sua formação e fruição.

 
Inserir o ensino da música como área artística no currículo das escolas de Ensino Médio, levando-se em conta o contexto

cultural de cada uma das regiões onde for implantado.

 

* Fundamentos da música – * Expressão musical

 

4. Tema: Expressão Musical

Subtema: Discurso Musical

 

15. Improvisação e criação musical com voz e/ ou instrumentos

Musicais

15.1. Conhecer a diversidade da expressão do repertório musical brasileiro.

15.2. Ser capaz de participar de conjuntos musicais, respeitando a individualidade e capacidade de cada

componente do grupo.

15.3. Identificar e argumentar criticamente sobre criações musicais, respeitando valores de diferentes pessoas e grupos.

15.4. Ser capaz de produzir com liberdade e originalidade um discurso musical, utilizando-se de conhecimentos

melódicos, harmônicos, rítmicos e formais em diferentes graus de complexidade.

VIII. Interpretação musical com voz e/ou instrumentos musicais

• Ser capaz de interpretar repertórios musicais individualmente ou em grupos.

 

3º. Bimestre  – Agosto – Setembro –

 II Eixo Temático II  Conhecimento e Expressão em Teatro 
Interpretação teatral. 
Análise de textos e personagens, sua expressão corporal e verbal, características físicas e psicológicas.
 Leituras dramáticas e interpretação teatral. 

Improvisação de personagens interagindo com outros, de acordo com a proposta apresentada para encenação. 
Ocupação do espaço e a significação dos objetos cênicos, cenários, vestimentas, sons e imagens. Criação de
 grupos teatrais amadores para apresentações.
 
Tema 1 – Percepção Sonora e Sensibilidade Estética. 
Tópicos                                                                           Habilidades 
Espaços Cênicos, gestos e movimentos corporais    - Ser capaz de identificar e explorar com
                                                                                  propriedade, espaços cênicos na escola e na                 
                                                                                  comunidade.

                                                                                  - Ser capaz de criar, construir e interpretar        
                                                                                   personagens em diferentes espaços  cênicos   
                                                                                   adequados.
Tema 4 - Expressão em Teatro 
Sub-Tema – Expressão Corporal e Gestual 
Tópicos                                                                 Habilidades
Improvisação e criação de personagem                 Saber criar e realizar através de movimentos,  
                                                                         gestos e voz,   personagens em peças teatrais.
 
Interpretação teatral                                             Ser capaz de participar de grupos teatrais,  
                                                                       respeitando as   individualidades e capacidades.                                      
                                                    
Estratégias 
1.Percepção dramática e sensibilidade estética; 
- Estudo e compreensão de espaços cênicos para dramatizações e representações teatrais. 
 
2. Expressão em Teatro. 
- Improvisar e atuar nas situações da dramaturgia, explorando as capacidades do corpo e da voz.  
     
Objetivos: 
1.    Propiciar vivências que possibilitam reconhecer, diferenciar e utilizar os elementos que fundamentam o discurso teatral.
2.    Estimular a busca do conhecimento da expressão teatral e da dramaturgia tradicional contemporânea.  

4º.  Bimestre –  Outubro – novembro 

 
Eixo Temático II Conhecimento Expressão  em Dança
Tema 1 . Percepção gestual / corporal e Sensibilidade Estética 
Análise de Produção de Dança Contemporânea. 
 
Tópicos: Apreciação e análise de danças 
Habilidades 
- Saber realizar pesquisas sobre gestos, movimentos, seu registro e utilizações em produções de dança 
- Estabelecer relações entre dança, contextualização e identidade pessoal. 
 

Análise e crítica de obras de dança produzidas em Minas Gerais

Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.

Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais

 

Dança
Os jovens, no Ensino Médio, voltam-se para as ações corporais com mais intencionalidade. 
Seus movimentos, nesta faixa de idade, buscam relações com o mundo e a preservação de seu modo de existir.
 Seus movimentos, agora com maior domínio do espaço, mas ainda na ânsia de novas conquistas, por vezes 
são bruscos ou exagerados.

5. Processo de Avaliação >

1º Bimestre: 25  pontos
Quantitativo: 13 -  Qualitativo:   12
 
Diagnóstico da sala.   -  Prova Individual -                                                                                                                                                                              
 Apresentação do Portfólio .  Produções artísticas, participação e apresentação de trabalho em grupo.


2º Bimestre: 25 pontos 
                                                                                                                                                                                                                                                                   
 Prova Individual -  Apresentação do Portfólio.  

3º Bimestre: 25 pontos
Quantitativo: 1 
Qualitativo: 1 
 
Prova Individual  -  Apresentação do Portfólio
 
4º. Bimestre:  25 pontos –
Quantitativo: 15  - Qualitativo:   10 
Prova Individual  -  Apresentação do Portfólio 

 6. Conteúdos atitudinais em arte

 Espera-se que sejam desenvolvidos nos educandos, no Ensino de Arte, as seguintes atitudes e valores:

prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas;  interesse e respeito pela própria

produção, dos colegas e de outras pessoas;  disponibilidade para realizar produções artísticas, expressando

e comunicando  idéias, valorizando sentimentos e percepções;desenvolvimento de atitudes de autoconfiança e

autocrítica nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais;  posicionamentos pessoais em relação

a artistas, obras e meios de divulgação das artes;valorização das diferentes formas de manifestações artísticas

como meio de acesso e compreensão das diversas culturas;identificação e valorização da arte local e nacional; 

atenção, juízo de valor e respeito em relação a obras e monumentos do patrimônio cultural; reconhecimento da

importância de freqüentar instituições culturais onde obras  artísticas sejam apresentadas; interesse pela história da arte

;valorização da atitude de fazer perguntas relativas à arte e às questões a ela  relacionada; valorização da capacidade lúdica,

da flexibilidade, do espírito de investigação e de crítica como aspectos importantes da experiência artística; autonomia na

manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte; desenvolvimento de critérios de gosto pessoal, baseados em informações

, para  selecionar produções artísticas e questionar a estereotipia massificada do gosto; flexibilidade para compartilhar

experiências artísticas e estéticas e manifestação de  opiniões, idéias e preferências sobre a arte;  sensibilidade para

reconhecer e criticar manifestações artísticas manipuladoras, que ferem o reconhecimento da diversidade cultural e a

autonomia e ética humana; reconhecimento dos obstáculos e desacertos como aspectos integrantes do processo criador pessoal.

 

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 

PROPOSTA CURRICULAR DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL – Ensino Médio.

Lúcia Gouvêa Pimentel

Evandro José Lemos da Cunha

www.artenaescola.org.br

Apostila produzida pela professora de Artes: Maria de Lourdes Batista

 


Maria de Lourdes Batista

Arte  Educadora, Psicopedagoga e Psicóloga

Orientações online 

http://apsicologiaonline.com.br/

 

9 Comentários

  1. Muito bom!

  2. Obrigada! Vai me ajudar muito nas minhas aula. Bjs…

  3. Que bom professora Ivanilde, é bacana poder ajudar.

  4. gostei muito 2 feira eu mando o retorno

  5. Muito bom. Seguindo esse padrão, teria do 2º e 3º ano do ensino médio também?

  6. GOSTEI MUITO,ACREDITO QUE VAI AJUDAR-ME NA ELABORAÇÃO DO MEU PLANO.
    vOCE ESTA DE PARABÉNS!

  7. Ficarei muito grata se você puder enviar-me 0 planejamento do 3º ao médio.

    • manda pra mim o planejamento do 1 2 3 ano do ensino medio

  8. Gostei muito também. Esse planejamento posso usar nos três anos do ensino médio, apenas com enfoques diferentes? Ou esse é apenas para o 1º ano do ensino médio?
    Qual é o planejamento de arte para o ensino médio, conforme o novo ensino médio, o Projovem ou Pacto?

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