Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 9/01/2014

Psicologia Clínica

1513839_633275356719000_35125156_n

O que é a psicologia clínica e o que

faz o psicólogo clínico?

 

Psicologia Clínica é uma das áreas de atuação do psicólogo,  a pessoa deve ter cursado uma Graduação em Psicologia reconhecida pelo MEC.

Para poder exercer a prática clínica, o profissional deve estar devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Psicologia .

Psicólogo Clínico realiza atendimentos terapêuticos, cada profissional  escolhe  uma abordagem teórica que irá nortear sua prática clínica.

Além disso, o psicólogo clínico pode realizar atendimentos voltados a crianças, adolescentes, adultos, pessoas na terceira idade, gestantes, famílias, etc.

Esses atendimentos podem ocorrer tanto individualmente como em grupos – psicoterapia individual ou grupal.

 

A psicologia clínica é a área de atuação da psicologia que lida com a avaliação,

diagnóstico e tratamento das doenças mentais.

 

Em seu trabalho com os pacientes o psicólogo clínico deverá utilizar uma abordagem psicológica para desenvolver suas atividades. Dentre elas podem-se citar as abordagens comportamental, a psicanálise, a gestalt, dentre outras, estando as técnicas e os métodos vinculados a essas abordagens.

Abordagens: 

Psicodinâmica que refere-se a psicanálise, psicologia analítica, entre outras:

O objetivo dessa abordagem é trazer o inconsciente para o consciente fazendo com que o paciente tenha insights que possam mudar a vida para melhor através do autoconhecimento.

Humanista: a Gestalt, psicodrama, rogeriana:

 Pode-se dizer que seria o trabalho de estruturação do ego da pessoa, enquanto a abordagem psicodinâmica traz a tona conteúdos inconscientes, nas humanistas é um contato mais empático que trabalhe o aqui e agora. Ajudando o paciente a se integrar e desenvolver suas potencialidades pessoais.

Abordagem comportamental e cognitivo-comportamental:

Trata de questões como o próprio nome já diz de comportamentos e crenças, ou seja, ele dará tarefas para serem realizadas na semana, ajudando o paciente a melhorar suas habilidades e diminuir sentimentos e pensamentos negativos.

Na clinica  o psicologo  poderá fazer atendimentos:

Psicoterapia individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos), Psicoterapia de casal, e Psicoterapia de Grupo e Familiar.

 

 

Deixe uma resposta