Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 6/01/2014

Você sabe lidar com problemas?

metas
O que é a Resiliência?
É a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando situações críticas. 

O conceito de resiliência é uma ferramenta de auto desenvolvimento. 

O conceito vem da física: é a propriedade que alguns materiais apresentam de voltar ao normal depois de submetidos à máxima Tensão.
Ex. as fibras de um tapete de náilon são o exemplo simplificado dessa ação – elas recuperam a forma assim que acabam de ser pisadas e amassadas. 

As fibras de um tapete de náilon são o exemplo simplificado dessa ação – elas recuperam a forma assim que acabam de ser pisadas e amassadas.

A psicologia tomou emprestada essa imagem para explicar a capacidade de lidar com problemas, superá-los e até de se deixar transformar por adversidades. Detalhando melhor, o resiliente não se abate facilmente, não culpa os outros pelos seus fracassos e tem um humor invejável. Para completar o leque de requintes, ele age com ética e dispõe de uma energia espantosa para trabalhar.

Perfil de herói?

Parece. Mas essa qualidade é encontrada em gente de carne e osso. Segundo Haim Grunspun, professor de psicopatologia da PUC-SP, um terço da população do mundo tem traços de resiliência.

Os especialistas em comportamento começaram a estudar o tema, lembra Grunspun, quando se colocaram diante da interrogação: por que – em comunidades atingidas por enchentes, terremotos, perseguições raciais, violência e guerras – algumas pessoas se saem bem e outras não? Chamava a atenção um detalhe: aquelas que venciam um obstáculo se mostravam “vacinadas” para enfrentar o próximo.

Nos anos 90, os estudiosos defendiam que a habilidade para administrar conflitos era inata, como um dom. A partir daí, comprovaram que o homem pode, sim, desenvolver a capacidade de se recuperar e de crescer em meio a sucessivos problemas.

 

 tanque das ninféias ok

Fonte: Maria Angela Yunes

Deixe uma resposta