Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 4/02/2014

Para você !

f957-magritte

 

Dignidade

“O autoconhecimento e a abertura natural aos outros nos permitem reconhecer neles e em nós o poder da inteligência e a grandeza da liberdade. Com sua inteligência, o homem é capaz de transcender-se e de transcender o mundo  em que vive e do qual faz parte;é capaz de contemplar a si e ao mundo como objetos. Por outro lado, o coração humano possui desejos insaciáveis de amor e de felicidade que o levam a se dedicar, com maior ou menor acerto – a pessoas e a empreitadas. Tudo isso é algo inato, que faz parte de seu próprio ser e sempre o acompanha, embora à vezes se encontre escondido pela doença ou pela inconsciência. 

O homem, ao mesmo tempo que faz parte do mundo, transcende-o e mostra uma singular capacidade  – por sua inteligência e por sua liberdade – de dominá-lo.  E sente-se motivado a agir com essa finalidade. Podemos aceitar, portanto, que o valor do ser humano é de ordem superior à dos outros seres do cosmo. E denominamos essa valor como dignidade humana. ” Gustavo Escobar. 

Prezado amigo, esse texto é desafiador, porém, possui uma grandeza imensa, por isso desejei partilhar com você. 

Quero convidar você a deixar uma mensagem logo abaixo para os outros leitores, dizendo o que esse texto despertou em você? 

 

 

Deixe uma resposta