Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 22/04/2014

Curso Grátis – Terapias Expressivas

Olá pessoal que sempre  visitam o Site apsicologiaonline.com.br, e aqueles que estão aqui pela primeira vez.

Apresento este texto  inicial  que faz parte do Curso de  Terapias Expressivas Online .

O Objetivo deste Curso é mostrar  um dos pontos importantes dos recursos terapêuticos,os psicólogos terão informações dos instrumentos utilizados para seu exercício profissional, tendo como recursos: expressão plástica, contos terapêuticos, técnicas de colagem, expressão escrita,expressão dramática e o psicodrama. 

Recursos Expressivos

 

Expressão Plástica

              Segundo Ferraz (2009), como instrumento tem-se os mediadores do tipo artístico: “expressão plástica (pintura, desenho e colagem), expressão escrita ( poemas e  estórias).” (FERRAZ, 2009, p.12).

A pintura é uma técnica que favorece a expressão do adolescente (outros). As técnicas de pintura estão associadas aos materiais que se utiliza para pintar e a como são aplicados.

O Desenho livre, Desenhar é a arte de representar alguma coisa por meio de sinais, linhas e pontos. O  desenho livre é aquele que  solta a imaginação e a criatividade, a pessoa vai desenhando em seguida vislumbra a bonita obra de arte que criou. No desenho livre, os temas nos inspiram na criação e no uso de linhas e pontos.

Como diz Azevedo:

Entre as técnicas tradicionais ou mais conhecidos de desenho e pintura pode-se nomear, o desenho artístico, o desenho ou pintura a pastel, a pintura a óleo, a aquarela ou o acrílico. Sem deixar de nomear outras técnicas também populares como são, pintura em guache, lápis de cor, tinta, entre tantos outros. (AZEVEDO, 2007, p.05).

 

A Colagem 

      Colagem é o equivalente em português ao francês collage, termo que designa um recurso fartamente empregado por dadaístas e surrealistas, e que consiste na utilização em pinturas de pedaços de papel e outros. A força expressiva de uma colagem reside na justaposição inesperada e não raro chocante de imagens ou fragmentos de imagens despojados de seus significados originais, e que por isso mesmo causam, no espectador, um impacto psicológico capaz de, no dizer dos surrealistas, “liberar as fantasias mais recônditas do subconsciente”. Lima, Sergio Claudio de Franceschi: Collage. São Paulo, 1984.

 

Expressão escrita

Poemas e  estórias ( o caminho da imaginação ). Vamos entrar no mundo fantástico da imaginação, do contar, do escrever e do vivenciar histórias.

 

Expressão Dramática – Espelho meu, existe alguém mais bonita que eu??

Essa atividade  propõe  o exercício da expressão através de técnicas psicodramáticas, sensibilizando para a reflexão do potencial do drama, do teatro e da representação como ferramentas para o desenvolvimento pessoal.

A dramatização terapêutica leva a algo a mais do que a mera repetição de papéis, tais como são desempenhados no cotidiano. A ação dramática permite insights profundos por parte do paciente ou do grupo a respeito do significado dos papéis assumidos durante a vida. A proposta do jogo dramático é interessante, pois é uma das técnicas mais utilizadas no trabalho com adolescentes porque fornece maneiras criativas e lúdicas de se lidar com os conflitos vividos neste período da vida, acrescenta (Rubini , 1995). O jogo dramático, utilizado pelo psicodrama, tem como objetivo permitir uma aproximação terapêutica do conflito.

A cena dramática é aquela que expressa algum conflito; sem conflito não há dramaticidade e a cena é vazia, segundo o teatro. Propicia ao indivíduo expressar livremente as criações do seu mundo interno, realizando-as na forma de representação de um papel, pela produção mental de uma fantasia ou por uma determinada atividade corporal. (RUBINI, 1995, p.12).

            Na elaboração dos conflitos, percebe-se que o jogo dramático é interessante, pois é uma parte vital na vida do adolescente. Para Slade (1980) “o jogo na verdade é a vida, a palavra drama no seu sentido original, vem da palavra grega drao, eu faço, eu luto”. (SLADE, 1980, p.19). Ou seja, no fazer e lutar, o adolescente descobre a vida e a si mesmo através das tentativas emocionais e físicas e depois através da prática repetitiva, que é o jogo dramático. As máscaras é um jogo teatral.

            Segundo Koudela (2001), é um processo que tem por objetivo gerar uma nova realidade, tendo em vista o processo criativo, através da representação da expressão da subjetividade do sujeito.

            O psicodrama grupal possibilita ao adolescente lidar com sua intimidade frente a um público numa relação mais próxima das relações da vida real, diminuindo a distância entre o vivenciar terapêutico e o vivenciar real. Assim, o psicodrama é uma forma de criar condições por meio das dramatizações. Por isso, percebe-se como sendo fundamental no trabalho com adolescentes. Por vezes, segundo Vasconcelos (2010), é mais importante do que a palavra, já que, na maioria das vezes, a confusão interna é grande e a ansiedade impede a discriminação das emoções.  Através das dramatizações cria-se um clima lúdico que permite a colocação de temas que, se fossem abordados verbalmente, teria-se que esperar o adolescente amadurecer e resolver parte de seus conflitos para serem transformados em palavras e explicados. O movimento do psicodrama, a ação, é parte importante do processo expressivo.

 

Freud já nos ensinava que o inconsciente se manifesta mais por imagens do que por palavras e que as imagens são mais livres da censura da mente  do que as palavras.

O homem deveria ouvir um pouco de boa música, ler uma pequena poesia e contemplar uma bela pintura cada dia de sua vida a fim de que os valores do mundo não apaguem o sentido da beleza implantada por Deus em nossas almas. “Goethe”
Caso seja de seu interesse fazer o curso na íntegra envie um e-mail dizendo do seu interesse, o curso é através do skype e por módulos de interação, entre cliente e terapeuta.

É uma grande aventura !

 

adolescentes

adolescentes

 

1 Comentário

  1. tenho Interesse no curso Terapias expressivas! Muito interessante e vem de encontro a proposta do curso com oque pretendo agregar aos meus projetos!

Deixe uma resposta