Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 5/04/2014

“ Todos que sabem a importância do falar sem palavras”

 

nnn

“  A Todos que sabem a importância do falar sem palavras”  Marcelli Ferraz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta pesquisa apresenta como tema central as terapias expressivas, seu percurso histórico e as técnicas de atendimento com os recursos expressivos, possibilitando atendimento individual e grupal para o adolescente.

Assim, no cenário contemporâneo das psicoterapias, percebe-se novos tipos de sofrimento que demandam diversas formas de intervenção, o que permitiu alguns autores criarem teorizações que privilegiam o uso de recursos expressivos e técnicas não-verbais na intervenção clínica. O período da adolescência é considerado como decisivo na formação da identidade, no qual o indivíduo vai desenvolver os pré-requisitos de crescimento fisiológico, maturidade mental e responsabilidade social que o preparam para experimentar e ultrapassar a crise de identidade. Por meio de pesquisa bibliográfica, este estudo busca analisar as contribuições das Terapias Expressivas na formação da identidade do adolescente na contemporaneidade.

A partir deste estudo, pode-se perceber que através das terapias expressivas é possível que o adolescente se veja e se reveja através de diversas formas de expressão, que ultrapassa o verbal, que veja a si e aos outros usando formas de diálogo que não o falado, o que contribui significativamente na formação de sua identidade. As terapias expressivas têm a finalidade de propiciar um lugar de liberdade expressiva, que possibilita o adolescente trabalhar suas questões com a ajuda de diversas técnicas artísticas como: dança teatro, música, literatura, canto, artes plásticas e outras infinitas possibilidades criativas, buscando facilitar e aprofundar a intervenção psicológica.

A aplicação de recursos e materiais artísticos enquanto linguagem no processo terapêutico pode possibilitar a formação da identidade do adolescente no século XXI.

 Entre em contato e adquira seu e-book

 

Deixe uma resposta