Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 6/08/2014

Planos de aula – Oficinas de Teatro

 Texto  Introdução ao Teatro  –  1ª aula 

 O Teatro é a arte de representar.No Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais  e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores. A Arte Dramática, ou Arte do Teatro é uma forma de manifestação artística a serviço da Literatura.  A representação teatral será o resultado do trabalho de muitos profissionais: do dramaturgo, dos atores maiores e menores, do cenógrafo, da orquestra, e de outros de cujo talento e competência a arte da dramaturgia depende para atingir seu objetivo.

Etapas da história da dramaturgia:  A origem do teatro pode ser remontada às primeiras sociedades primitivas, em que acreditava-se no uso de danças imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que controlavam todos os fatos necessários à sobrevivência.  Porém, é na Grécia antiga que surge o teatro como o conhecemos. Os festivais dionisianos, compreendiam, entre seus eventos, a representação de tragédias e comédias. Na Idade Média, o teatro, considerado pagão, foi praticamente extinto, sendo, porém, preservado nas encenações litúrgicas e de passagens bíblicas. Desde o século XV, as companhias teatrais agregavam-se aos domínios de senhores nobres e reis, constituindo o chamado teatro elisabetano. Os atores – ainda com a participação exclusiva de atores homens – eram empregados pela nobreza e por membros da realeza. Podemos dividir a história do teatro em três etapas:

A Dramaturgia da Retórica, que vai desde a antiguidade até a época elizabetana, apresentava-se sobre plataformas a céu aberto, lidava com discursos e palavras impressionantes; os atores vestiam roupas suntuosas, e desfilavam em procissão através do palco. Não haviam cenários pintados ou montados, e o contexto em que a história acontecia era sugerido no drama por meio de monólogos, passagens poéticas, descrevendo a luz do luar, ou a floresta, o mar, as montanhas, conforme necessário para ambientar a história.

A Dramaturgia de Conversação predominou durante o século XVIII. Ela surgiu quando a ideia de construir cenários foi posta em prática. A partir de 1660 passou a representar o ambiente de suas comédias e tragédias usando cenários montados no palco, o que exigiu que as casas de espetáculo fossem fechadas e cobertas, e o palco iluminado por candelabros e lustres centrais. Como a mudança do cenário, entre um ato e outro, precisava ser oculta, passou a ser usada uma cortina, inexistente nos palcos da era anterior. Porém, a iluminação precária obrigava os atores a representar junto às lanternas na beira do palco. A oratória gradualmente desapareceu e os discursos foram abolidos, e as linhas poéticas deram lugar a diálogos rápidos e inteligentes.

A Dramaturgia da Ilusão de Realidade ou Dramaturgia do Realismo foi o resultado do avanço da tecnologia em todos os setores, inclusive na dramaturgia. Seu início tem por referência a descoberta do uso da eletricidade tanto em iluminação como em mecanismos os mais variados. O palco tornou-se essencialmente pictórico, e começou a ser usado para representar fielmente os fatos reais da vida. O realismo tende à banalidade. O resultado é que as circunstancias de suas peças tem uma aparência ordinária que as fazem parecer simples transcrições da vida diária em lugar de estudos sob condições especiais e peculiares da vida.

Responda:

1. O que é o teatro?

2. Como se dá a representação teatral?  

3. Sobre a História da Dramaturgia. Em quantas etapas ela se divide? Cite as etapas.

4. Retire 04  palavras do texto que você desconhece. Busque o significado no dicionário.

5.  Qual a etapa da dramaturgia que lidava com discursos e palavras impressionantes?

6. Qual a etapa que passou a representar em ambiente fechado, e os discursos foram abolidos, e as linhas poéticas deram lugar a diálogos rápidos e inteligentes?

7.Cite um fato que marcou a Dramaturgia da Ilusão.

 

4 Comentários

  1. Adorei esse seu trabalho,gostaria de receber os textos e oficina sobre teatro.

  2. Olá Josefa obrigada por deixar seu comentário, isso me incentiva a continuar, que tipos de textos você precisa? É para aulas? ou oficinas de teatro?

  3. gostei muito.

  4. amei a aula vou aplicar com meus alunos como a Josefa gostaria de receber aulas e planos de aula para a semana. Estou criando um musical para natal o que poderia me indicar para meu novo plano de aula eude_cassiano2010@hotmail.com estou ansioso. Obrigado e mais uma vez parabéns.

Deixe uma resposta