Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 29/01/2015

Como ajudar meu filho (a) a sair do uso do álcool e outras drogas.

Eclipse solar Olá pessoal, 

ao pensar em um artigo para dar continuidade  ao diálogo sobre álcool e outras drogas deparei-me com várias perguntas?

O que faz uma pessoa fumar?

O que faz uma pessoa usar de forma indevida o álcool?

E assim poderíamos ir tecendo várias perguntas.

Várias pessoas dizem: “é preciso fazer prevenção!”.

E o que é prevenção? 

¨Poderíamos dizer que, em geral, a prevenção refere-se a toda iniciativa coletiva visando à sobrevivência da espécie. Na realidade é um conceito recente e poderíamos dizer que as primeiras instituições na história que estiveram na sua vanguarda foram as religiosas.   (CAVALCANTI – 2001).

Mas, quando fazer a prevenção, será que as pessoas desejam mesmo buscar informações para que outras pessoas não entrem nesse ciclo do uso indevido do álcool e outras drogas? 

Olha que expressão bonita: 

¨Prevenir não é banir a possibilidade de uso de drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas.

Fazer escolhas, que dificuldade, quando percebemos já fizemos escolhas de forma intuitiva e sem perceber os desencontros acontecem. 

É casamento que não dá certo, é família sem estrutura e assim vai acontecendo a vida de forma irregular.

Um dos pontos para fazer prevenção é conhecer os fatores que levam às drogas. ¨O uso indevido de álcool e outras drogas é fruto de uma multiplicidade de fatores.

¨Amigos, curiosidades, família e outros.   Nós, seres humanos, por nossa humanidade e incompletude, buscamos elementos para aliviar dores e acirrar prazeres. ¨Assim, encontramos as drogas. Algumas vezes experimentamos,outras usamos sem nos comprometermos, e em outras, ainda abusamos.

É função das famílias proteger seus filhos e favorecer neles o  desenvolvimento de competências, por exemplo, para lidar com limites e frustrações. 

No próximo texto vou falar sobre os riscos e como trabalhar com eles.

Até mais.

 

 

0 Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Informe | Psicologa online lurdinha - […] http://apsicologiaonline.com.br/2015/01/como-ajudar-meu-filho-a-a-sair-do-uso-do-alcool-e-outras-dro… […]

Deixe uma resposta