Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 26/01/2015

Dependência do uso do álcool e outras drogas: O drama das famílias

2013-06-05 18.45.45 Nos dias de hoje, um número crescente de famílias passa pelo drama de ter em seu meio uma ou mais pessoas que sofrem com a dependência do uso de álcool ou do uso de drogas.

E por este motivo, várias histórias terríveis de dor e de sofrimento, de tristeza e de amargura são criadas, levando pessoas comuns a uma vida que simplesmente passa longe do que se entende por felicidade.

A dependência do uso do álcool, bem como a dependência do uso de drogas, é uma consequência de um estilo de vida, mas que também pode ser a consequência de algo ainda mais profundo, como a fuga de problemas, entre outras coisas.

Uma ajuda é sempre bem vinda

Pessoas que sofrem com este tipo de problema costumam negá-lo até o fim, levando tudo até as últimas consequências, gerando como resultado desta atitude intempestiva apenas mais sofrimento.

No entanto, para muitas pessoas da família, especialmente para as pessoas mais próximas, nem sempre é fácil encarar os fatos de frente e perceber que a pessoa realmente está precisando de ajuda e que ela realmente está com problemas.

Admitir isto é um passo importante, que deverá ser seguido pela busca por ajuda profissional, já que há clínicas que ajudam na cura de quadros de dependência severa, tanto de álcool, quanto de outras drogas.

Mas para fazer isto, é preciso ter em mente que em alguns casos, será necessário decidir pela pessoa, o pedido de internação acabará sendo feito contra a vontade dela, o que poderá não ser algo fácil de ser decidido.

As dores

Ter alguém que é dependente de álcool ou de outras drogas na família pode ser algo extremamente doloroso, já que discussões, brigas e até mesmo atos de violência poderão se tornar corriqueiros.

As dores serão muitas, e por este motivo, será importantíssimo ter suporte e, principalmente, ter a consciência de que somente com tratamento adequado este ser humano que está completamente perdido em seus vícios passará a ter chances de se redimir.

E ao se redimir, uma pessoa que sofre com a dependência de álcool ou de outras drogas passa a ter uma nova chance, uma nova oportunidade para seguir em frente, e para reconstruir sua vida.

Terapia ajuda

Nestes casos, a terapia será uma aliada e tanto na luta, tanto para a pessoa com dependência de álcool ou de outras drogas, quanto para os membros da família, especialmente para os mais próximos.

Ao fazer terapia, as pessoas da família conseguem entender melhor quais foram os processos que levaram esta pessoa a seguir pelos caminhos tortuosos do alcoolismo e das drogas pesadas.

Já para a pessoa que sofre com a dependência com álcool e de outras drogas, a terapia poderá servir como suporte para aguentar todo o sofrimento que o tratamento poderá trazer.

Mas acima de tudo, será essencial que toda a família se prepare para dar suporte à pessoa dependente e também para conseguir aguentar toda a carga de sofrimento.

 

Deixe uma resposta