Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 4/02/2015

Conteúdo Básico Comum (CBC) da 6ª à 9ª Série

Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental da 6ª à 9ª Série  –   2015   Fonte: CRV -MG
• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos
Eixo Temático I Conhecimento e Expressão em Artes Visuais
Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
1. Análise e crítica de obras de artes visuais 1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais.
1.2. Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.
1.3. Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.
1.4. Usar vocabulário apropriado para discorrer sobre essas relações.
1.5. Saber posicionar-se individualmente em relação às produções de artes visuais, sendo capaz de formular críticas fundamentadas.
I. Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais • Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
Tema: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas
Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
2. Introdução à teoria da forma 2.1. Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais.
3. Introdução à composição 3.1. Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.
4. Introdução às artes audiovisuais 4.1. Conhecer as características fundamentais das artes audiovisuais.
II. Glossário • Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes visuais.
Tema: Expressão em Artes Visuais
Subtema: Elaboração de obras em artes visuais
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
5. Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais 5.1. Saber expressar-se através de obras artísticas bidimensionais.
5.2. Saber expressar-se através de obras artísticas tridimensionais.
Eixo Temático II – Conhecimento e Expressão em Dança
Tema: Percepção Gestual/Corporal e Sensibilidade Estética
Subtema: Análise de produções de dança contemporânea
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
6. Apreciação e análise de danças 6.1. Saber realizar pesquisas sobre gestos, movimentos, seu registro e utilizações em produções de dança.
6.2. Estabelecer relações entre dança, contextualização e identidade pessoal.
III. Análise e crítica de obras de dança produzidas em Minas Gerais • Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais
Tema: Movimentos em Dança em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas
Subtema: Contextualização da dança na história da humanidade
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
IV. Estudo das premissas da dança • Saber identificar e contextualizar produções de dança.
• Entender que as relações entre a dança das diferentes épocas históricas não se dá somente por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
Tema: Elementos da Dança
Subtema: Elementos formais da Dança
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
7. Planos e Peso dos gestos 7.1. Identificar e elaborar danças em que a seqüência gestual e de movimentos esteja estruturada.
8. Espaço, tempo, ritmo e movimento 8.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento nas danças locais e regionais.
7V. Glossário • Saber identificar e conceituar os termos específicos da dança.
Tema: Expressão em Dança – Subtema: Expressão Corporal e Gestual
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
9. Improvisação coreográfica 9.1. Saber criar e realizar coreografias através de movimentos corporais expressivos.
VI. Interpretação de coreografias • Identificar e interpretar sequências coreográficas.
Eixo Temático III
Conhecimento e Expressão em Música

Tema: Percepção Sonora e Sensibilidade Estética
Subtema: Os sons em fontes sonoras diversas

TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
10. Produção de sons e construção de fontes sonoras diversas 10.1. Ser capaz de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados.
10.2. Saber identificar sons em diferentes fontes sonoras, (sopro, cordas, percutido, eletrônicos) observando altura, intensidade, timbre e durações.
10.3. Conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais.
11. Estudo da voz 11.1. Ser capaz de emitir sons vocais, utilizando-se de técnica vocal adequada à sua idade.
11.2. Identifi car as diferentes tessituras vocais.
11.3. Ser capaz de participar de conjuntos musicais vocais, respeitando os valores e capacidades musicais de seus colegas.
Tema: Movimentos Artísticos em Música em Diferentes Épocas e em Diferentes Culturas
Subtema: Relações da Música e suas funções em diferentes contextos
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
12. A música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos 12.1. Conhecer as relações sócio-culturais da música ao longo da história e suas diferentes manifestações.
12.2. Ser capaz de identificar diferentes modalidades e funções da música. (Religiosa, profana, tradicional, contemporânea, ambiental, regional, folclórica, dentre outras).
12.3. Valorizar as diferentes manifestações musicais de diferentes povos e etnias.
12.4. Saber realizar pesquisas musicais em graus diferentes de complexidade, sobre a música de sua região ou de sua cidade.
12.5. Ser capaz de organizar arquivos e acervos de documentos musicais de diferentes períodos e em diferentes suportes (arquivo sonoro, arquivo de partituras e documentos).
Tema: Elementos Musicais- Subtema: Estruturas básicas do discurso musical
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
13. Melodia, harmonia e ritmo 13.1. Elemento musical ou cantar melodias criadas pelo grupo ou já existentes do repertório nacional e/ou internacional.
13.2. Ser capaz de perceber e/ou executar acordes simples em instrumento musical para acompanhamento de melodias.
13.3. Ser capaz de distinguir diferentes ritmos em músicas do repertório nacional e internacional.
13.4. Executar instrumentos de percussão em conjuntos musicais.
14. Forma 14.1. Ser capaz de reconhecer formas simples em música.
14.2. Saber criar músicas, utilizando-se dos elementos formais básicos em música.
VII.Glossário • Ser capaz de identificar e conceituar os termos técnicos específicos da música.
Tema: Expressão Musical –  Subtema: Discurso Musical
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
15. Improvisação e criação musical com voz e/ ou instrumentos musicais 15.1. Conhecer a diversidade da expressão do repertório musical brasileiro.
15.2. Ser capaz de participar de conjuntos musicais, respeitando a individualidade e capacidade de cada componente do grupo.
15.3. Identifi car e argumentar criticamente sobre criações musicais, respeitando valores de diferentes pessoas e grupos.
15.4. Ser capaz de produzir com liberdade e originalidade um discurso musical, utilizando-se de conhecimentos melódicos, harmônicos, rítmicos e formais em diferentes graus de complexidade.
VIII. Interpretação musical com voz e/ou instrumentos musicais • Ser capaz de interpretar repertórios musicais individualmente ou em grupos.
Eixo Temático IV  –  Conhecimento e Expressão em Teatro
Tema: Percepção Dramática e Sensibilidade Estética
Subtema: Ação dramática em diferentes espaços
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
16. Espaços cênicos, gestos e movimentos corporais 16.1. Ser capaz de identificar e explorar com propriedade, espaços cênicos na escola e na comunidade.
16.2. Conhecer as possibilidades gestuais e de movimento do próprio corpo em diferentes espaços.
16.3. Ser capaz de criar, construir e interpretar personagens em diferentes espaços cênicos adequados.
17. Análise e crítica de espetáculos cênicos 17.1. Identificar ações dramáticas em diferentes manifestações artísticas e no cotidiano.
17.2. Ser capaz de apreciar criticamente espetáculos teatrais ao vivo, em Vídeo, DVD ou TV.
Tema: Movimentos Teatrais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas
Subtema: Contextualização do Teatro Brasileiro em diferentes períodos da História
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
18. Estudo da abrangência do Teatro e sua história 18.1. Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações.
18.2. Entender que as relações entre o teatro em diferentes épocas históricas não se dá somente por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
IX. Modalidades e funções teatrais • Saber relacionar imagens e textos correspondentes aos diversos períodos da produção artística, bem como destes em relação à arte contemporânea.
Tema: Elementos do Teatro
Subtema: Narrativas teatrais
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
19. Narrativas e estilos teatrais e ação dramática 19.1. Identificar a ação dramática em peças teatrais.
19.2. Ser capaz de identificar os vários estilos teatrais.
20. Espaço, tempo, ritmo e movimento 20.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento em peças teatrais locais e regionais.
X. Glossário • Ser capaz de identificar, conceituar e registrar os termos específicos da área de teatro.
Tema: Expressão em Teatro
Subtema: Expressão corporal e gestual
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
21. Improvisação e criação de personagens 21.1. Saber criar e realizar, através de movimentos, gestos e voz, personagens em peças teatrais.
XI. Interpretação teatral • Ser capaz de participar de grupos teatrais, respeitando as individualidades e capacidades de cada um.

2 Comentários

  1. excelente material didático para os professores se aprofundarem!!! ótimoooo,,,obrigadaaa

  2. Agradeço sua participação professora.

Deixe uma resposta