Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 4/02/2015

Plano de aula Arte              -1º.   Dia de Aula

adolescentes g

Ensino Médio  –  Ano 2015 

Série: 1º. A, e 1º. B

1.Boas Vindas

Apresentação da Disciplina, do professor (a),dos  alunos.

Falar do material: Caderno com pauta, régua, tesoura, cola, lápis de cor, 10 folhas brancas A4.

2.Dinâmica de Acolhida

Tempo de duração : 10m

Explicar as regras: vou distribuir para cada aluno(a) meia folha  chamex, quando der um sinal todos comecem a desenhar, pode colocar palavras, frases, logo que der outro sinal vocês vão passar o desenho para frente (obs. as carteiras vão estar em filas, mas tudo bem).

Vou fazer cinco rodadas logo os alunos vão apresentar o desenho e vão tentar encontrar o  desenho que ele iniciou.

Buscar que os alunos e alunas façam uma discussão  sobre a  experiência que tiveram.

Objetivo da dinâmica: interação, respeito, liberdade, criatividade, produção  individual e coletiva

  1. Avaliação Diagnóstica

Eixo Temático I Conhecimento e Expressão em Artes Visuais
Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética

TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
1. Análise e crítica de obras de artes visuais 1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais.
1.2. Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.
1.3. Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.
1.4. Usar vocabulário apropriado para discorrer sobre essas relações.
1.5. Saber posicionar-se individualmente em relação às produções de artes visuais, sendo capaz de formular críticas fundamentadas.
TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
2. Introdução à teoria da forma 2.1. Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais.
3. Introdução à composição 3.1. Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.
4. Introdução às artes audiovisuais 4.1. Conhecer as características fundamentais das artes audiovisuais.
II. Glossário • Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes visuais.
5. Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais 5.1. Saber expressar-se através de obras artísticas bidimensionais.
5.2. Saber expressar-se através de obras artísticas tridimensionais.

 Exercício.

  1. Cite alguns Elementos visuais que compõe uma obra visual.
  2. Conceitue: Arte, Artes Visuais, Arte Abstrata, Arte figurativa, Simetria.
  3. Cite 04 fatos da HISTÓRIA DA ARTE de  Leonardo Da Vinci
  4. Por que fazemos Releitura de Obras?
  5. Como se dá a classificação das cores?

 

Obs: caso os alunos terminem logo o exercício Avaliação diagnóstica fazer a correção.

1 Comentário

  1. Encontrei hoje esse site. Só tenho que agradecer pelo amor de ajudar-nos, principalmente os principiantes da arte de dar aulas; entre tantos detalhes como organizar um bom planejamento. Só as pessoas boas são capazes de doar o seu trabalho sem preocupa-se com os criticos.
    Bom demais!!! Que Deus lhe recompense, pois estou com a minha mente cansada e não estava dando conta do oficio.

Deixe uma resposta