Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 30/03/2016

A Psicoterapia de Casal

beijoQuem nunca ouviu ou falou essa frase: “no  inicio era tudo ótimo,  agora as brigas não param, o que fazer?”

Tem o momento certo para fazer terapia de casal?   Em cada casal poderá surgir  sua necessidade. “

Para uns o momento surge quando percebe-se que a comunicação travou, quando um quer conversar o outro revira os olhos,  quando um está tão na defensiva que nega que haja qualquer problema, outros já percebem esta necessidade quando o tom de voz está mais alto até mesmo para tratar de pequenos assuntos, outros percebem a necessidade de terapia de casal quando estão, a cada vez mais, participando de atividades onde o outro não comparece. Etc.”

Em que a terapia pode ajudar?

A Terapia com casais consiste em ajudar o casal a estabelecer uma comunicação um com o outro com responsabilidade, com consciência  e expressividade emocional, proporcionando o contato.

“O trabalho terapêutico com o casal tem efeitos que vão além do relacionamento, na medida que se trabalham,  se desenvolvem e trabalham também questões  individuais de cada um, vão aprendendo a separar o que é de um e o que é o do outro, e frequentemente abrange toda a dinâmica familiar.”

Na Gestalt-Terapia começamos por observar a forma de estar juntos do casal, respeitando‑a e valorizando‑a na sua originalidade e singularidade.

Os casais costumam procurar a Terapia por motivos muito diversos, podem procurar a terapia com o objetivo de refletir ou descobrir mais sobre algum aspecto da sua relação, ou em momentos em que surja uma necessidade de apoio específica, por exemplo, numa situação de dificuldade na resolução de problemas, de tomada de decisão ou de negociação. Ou mesmo para traçar metas para um recomeço, ou para uma nova fase da vida.

Alguns autores afirmam: “Ao meu ver a função da terapia de casal é tratar a comunicação entre as partes, identificar o que  contamina este relacionamento, encontrar novas ações e tentar fazer novos contratos.”  Pode ser que algumas vezes o terapeuta de casal solicite para que as partes compareçam sozinhos. A finalidade poderá ser de facilitar a expressão de seus sentimentos de forma que este conteúdo enriqueça a próxima sessão com a dupla.

É sempre oportuno pensar as dificuldades à luz das relações familiares.

Temos o curso Meus Relacionamentos que vai ajudar você. Entre em contato

Maria de Lourdes Batista

Psicóloga em sua casa.

psicologiaonline.com.br

Deixe uma resposta