Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 3/03/2016

Quais os riscos de se tornar dependente químico?

20151006_152215Olá amigos !

Em primeiro lugar é preciso entender o grau de vulnerabilidade em que se encontram os adolescentes, jovens e adultos envolvidos com os problemas do uso do álcool, maconha, craque, cocaína e outros. Vivemos numa sociedade onde o autoritarismo, afetividade dos pais se entrelaçam.

Vamos conhecer a definição de risco. 

Risco é uma consequência da livre e consciente decisão de se expor a uma situação na qual se busca a realização de um bem ou de um desejo, em cujo percurso se inclui a possibilidade de perda ou ferimento físico, material ou psicológico.

Uma forma de entender bem o que sejam os riscos e a proteção, façam esse exercício:

faça a lista de  dois fatores de risco e dois fatores de proteção que estão nas famílias, nas escolas, na sociedade. Fatores de proteção são os pontos fortes da família, de riscos são os pontos fracos do sistema familiar.

E ai? Qual a experiência de encontrar as qualidades de sua família, e os pontos fracos dela?

Assim, ao perceber esses fatores, a partir desses pontos, outros vão surgindo e fortalecendo a família, lugar de aconchego e vida.

Como está o diálogo em sua família?

Outro ponto de proteção é o diálogo, diálogo não é aquele que uma pessoa fica perguntando para obter respostas, “ou falando sem parar “,  temos famílias que falam tanto que o adolescente, jovem e adulto não escuta, essa fala se torna um fator de risco, ou seja, conduz esse público ao encontro com o que alivia a sua dor, seu desejo, sua curiosidade.

 O diálogo é importante para o fortalecimento do sistema familiar, pai, mãe e filhos,cada um na sua função, criando assim a integração dos membros.

É nesse contexto que o termo acolhimento se aplica.

“Acolhimento é um conceito muito usado na área de saúde e significa apreender, compreender e atender as demandas da pessoa, dispensando-lhe a devida atenção, com o encaminhamento de ações direcionadas para a sua resolutividade. “

Assim, acolhimento envolve escuta e pode ajudar a estabelecer o vínculo entre duas pessoas: profissional de saúde-paciente; professor-aluno; pai-filho.

Conheça abaixo alguns fatores de risco para o uso de drogas!

Fatores pessoais

Predisposição genética

Transtorno de
personalidade

Mau desempenho
escolar

Comportamento
agressivo na infância

Baixa autoestima

————————————————————————————————————————

O tratamento, o acolhimento na família pode ser feito através do  fortalecimento e melhoria da comunicação entre pais e filhos, com um monitoramento familiar, definição de regras claras e coerentes e outras ações de melhoria de qualidade de relacionamento familiar.

Dúvidas entrem em contato.

Maria de Lourdes Batista

Psicóloga, e Especialista em Dependência Química.

Resolvendo os conflitos do uso indevido do álcool e drogas.

Deixe uma resposta