Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 20/04/2017

III Cadernos do Professor de Arte – Planejamento Anual Ensino Fundamental.

Professores vamos refletir sobre a importância do Planejamento para as aulas de Arte no Ensino Fundamental. Vejamos alguns pontos:

  1.  Organização de conteúdos,
  2. Desenvolvimento de ideias e reflexões a partir de interações com informações sobre a Arte.
  3. Reelaboração de conhecimentos adquiridos.
  4. Ampliação dos sentidos e da percepção na resolução de uma proposta de leitura de mundo, representação artística ou criação.
  5.  Saber ver e conhecer Arte.

Vamos listar as habilidades a serem desenvolvidas:

  • Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
  • Identificar formas visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
  •  Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
  •  Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
  • Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
  •  Apreciar a Cultura local, do estado, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.Segundo Chiavenato (2004), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se pretende alcançar.

Sendo assim, planejar é uma ferramenta  para organizar o cotidiano do professor e da aprendizagem. E o  ajudará a ser mais assertivo.

O planejamento serve para questionar e precisar o que será ensinado e por quais motivos. Assim, ele esboça as intenções da instituição de ensino, explicitando o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo contemplado no plano.

Caso você ainda não tem seu Planejamento Anual do Ensino Fundamental adquira o seu agora.

http://apsicologiaonline.com.br/2017/04/iii-caderno-o-professor-de-artes-plano-de-curso-ensino-fundamental/

 

Deixe uma resposta