Pages Menu
Categories Menu

Publicado por - 3/07/2017

Atendimento Psicológico Online gratuito.

Olá queridos leitores do site apsicologiaonline.com.br,ao receber muitas perguntas por e-mail, pelo face, resolvi deixar aqui um espaço para perguntas.  Segue o link da página:  https://www.facebook.com/groups/familiaedrogas/

Veja a primeira pergunta:

Como lidar com as mentiras do usuário de drogas e álcool?

1. O diálogo, mesmo que pareça difícil, tente conversar, PALAVRAS  tem peso e pode mudar o pensamento do sujeito.

2. A família deve procurar informações de como lidar com esse problema, através de orientação psicológica, participando de algum grupo a ex. do AA, Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade.

3.Compreender  qual o desejo implícito  no  uso do álcool e  drogas , ex. herança genética,  comportamentos impulsivos, falta de estrutura familiar – monitoramento dos pais e outros..

4.Vencer a dependência psicológica. 

A dependência psicológica é um dos maiores conflitos a ser gerenciado pela família.

“Quando se fala em dependência de drogas, as pessoas, em geral, categorizam a dependência mais pelo aspecto da “dependência física”: afinal, ela mexe com o corpo. Assim, o aspecto psicológico não é muito valorizado, e é considerado menos grave. Na verdade, as coisas não são assim. O que mantém a dependência física de alguém é a dependência psicológica.” Rosseli (2009)

Na Dependência Psicológica, a droga passa a fazer parte do mundo simbólico do indivíduo e a fazer parte dos seus desejos e vontades. Podemos ter uma dependência afetiva por pessoas (amigos, parentes) e por objetos de estimação (canetas, relógios, pen-drive, CDs etc.) que fazem parte de nossas vidas. Quando os perdemos (pessoas e objetos), sentimos  muito a sua falta. Mas superamos isso sem maiores dificuldades ao longo do tempo, a menos que tenhamos desenvolvido uma relação patológica com essas pessoas e objetos.  Com relação à droga, acabamos, ao longo do seu consumo, desenvolvendo uma relação patológica com ela. Ela passa a fazer parte importante de nossa vida e já não conseguimos nos separar dela.

Pessoal, a mentira as vezes passa a fazer parte do mundo do usuário, por isso se faz necessário não dar muita atenção para esse comportamento,

mas ir além de sua fala.

Faça a experiência.

Deixe logo abaixo sua pergunta, aguardo.

 

Deixe uma resposta