Pages Menu
Categories Menu
Como funciona?  Contrato terapêutico

Como funciona? Contrato terapêutico

Para iniciar o processo terapêutico, entre em contato por email, telefone ou formulário neste website e maque uma entrevista inicial. Esta primeira consulta é para que você possa conhecer pessoalmente a profissional, expor os motivos que o levaram a procurar a psicóloga, esclarecer dúvidas sobre o atendimento, e ser avaliado quanto à necessidade ou não de iniciar um processo psicoterapêutico.

Se você optar por iniciar o processo terapêutico com a psicóloga é feito então o contrato terapêutico, que consiste em um acordo entre cliente e psicóloga, feito verbalmente no momento da primeira consulta, para a realização da psicoterapia. Ele tem o intuito de definir as normas e bases para o trabalho, como valor, frequência, horário e política de faltas.

Ressalta-se, que dentro de certos limites,  o contrato pode variar de acordo com as circunstâncias, diante do que você propuser e de suas possibilidades.

Tais normas e bases de funcionamento são pautadas a fim de fortalecer o respeito e o cumprimento ao Código de Ética, bem como aos demais aspectos da legislação profissional, todos eles sistematizados a partir das Resoluções do Sistema Conselhos de Psicologia – que tem a finalidade de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe” (Lei Federal nº 5.766 de 20 de dezembro de 1971).

Quanto ao contrato terapêutico:

  1. Reafirma-se o sigilo profissional, para que não haja violação das informações obtidas e da intimidade das pessoas, grupos e/ou organizações atendidas.

  2. O trabalho consiste na terapia pela fala. o cliente diz tudo que lhe vier a mente, em associação livre, com espontaneidade, liberdade e sinceridade.

  3. O valor da sessão é estipulado (individualmente) entre a profissional e o cliente. Portanto, pode haver diferença de valores.

  4. A primeira sessão (ou entrevista inicial) é paga, uma vez que a Psicóloga disponibiliza seu tempo e experiência profissional para acolher e orientar o cliente. O valor cobrado será o acordado para as demais sessões. Caso não seja possível acordar um valor viável para ambas as partes, será estipulado um valor especificamente para esta primeira consulta.

  5. O pagamento deverá ser efetuado preferencialmente ao final de cada sessão. Caso o cliente opte pelo pagamento mensal o mesmo deverá ocorrer antecipadamente às sessões ou em uma data pré-estabelecida com a psicoterapeuta. Qualquer alteração na data do pagamento deverá ser comunicada com antecedência à terapeuta.

  6. Acorda-se o(s) dia(s) da semana e horário(s) do atendimento.

  7. O atendimento tem duração de até 50 (cinquenta) minutos.

  8. As consultas, em geral, são de frequência semanal.

  9. Em caso de falta do cliente, justificada ou não, o atendimento será cobrado normalmente, uma vez que há um dia e horário reservado somente para ele.

  10. Diante de eventos que não se pode prever e/ou que não se pode evitar, em que a falta seja comunicada, com no mínimo 4 (quartro) horas de antecedência de seu início e devidamente justificada, pode-se remarcar a sessão (não desmarcá-la) de acordo com as possibilidades de ambas as partes e somente na mesma semana. Ultrapassado este prazo ou caso não haja justificativa plausível, a sessão será cobrada normalmente e sem a possibilidade de ser remarcada, visto que não haverá tempo hábil para a profissional remanejar sua agenda. Ressalta-se que, caso não haja disponibilidade de agenda de qualquer uma das partes, o cliente ficará sem atendimento naquela semana e a sessão será cobrada normalmente. Uma sessão poderá ser remarcada apenas 1 (uma) vez durante a semana. As remarcações são tratadas como uma gentileza, não como uma obrigação.

  11. Em caso de atraso do cliente, o atendimento irá ocorrer no tempo restante, sem a possibilidade de estender a sessão além do horário preestabelecido e a mesma será cobrada normalmente.

  12. Caso o cliente tenha 3 (três) faltas consecutivas e sem justificativa, o cliente é imediatamente desligado e as 3 (três) sessões não realizadas serão cobradas normalmente, uma vez que a profissional o aguardou em um dia e horário específico, não podendo atender a outra pessoa.

  13. O cliente pode desistir do atendimento a qualquer momento, porém deverá comunicar  à terapeuta pessoalmente, no início ou final da sessão, a sua decisão de interromper. Caso não avise desta forma, vale o descrito no item 9 .

  14. O tempo de duração do acompanhamento é variável, único e exclusivo para cada cliente, uma vez que estão diretamente relacionados com a gravidade, os objetivos e recursos internos do cliente.

  15. ​O objetivo do trabalho psicoterapêutico é favorecer o autoconhecimento e amadurecimento pessoal, social e profissional, potencializar  recursos internos e a capacidade de resolução de conflitos, melhora da auto-estima e bem estar, utilizando-se como instrumento de trabalho a fala. 

A pontualidade é tudo, em tudo na vida.